REDES

Cheques passam a ser compensados em até 2 dias



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os cheques passam a ser compensados em até dois dias, a partir de 19 de julho. Até então, dependendo da localidade, o cheque podia demorar até 20 dias úteis. A mudança ocorre devido à implantação da compensação digital, que substitui o procedimento físico. Assim, cheques de até R$ 299,99 são compensados em até dois dias, enquanto para valores acima de R$ 300,00 a compensação demora apenas um dia.
 
A compensação digital possibilitou a simplificação do processo. Agora, o banco que recebe um cheque o envia para a câmara de compensação do Banco do Brasil que, por sua vez, faz o encaminhamento dos cheques às instituições financeiras de origem do documento para averiguação de saldo em conta corrente e conferência de assinatura, data, preenchimento de valor etc. Somente após esse procedimento a compensação é feita.
 
Com o novo processo, o banco captura as informações do cheque por meio de código de barras e imagem e as envia em único arquivo ao BB, que irá processá-lo e enviá-lo ao banco de origem.
(O Tempo, 19.7.11)