REDES

Certificado de Origem: novo serviço da Federaminas

A Federaminas passa a disponibilizar às exportadoras mineiras a emissão online de  Certificado de Origem, documento que garante a procedência das vendas das empresas ao mercado exterior.

 

A Federaminas está autorizada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) a emitir certificado de origem desde 23 de janeiro de 2012, conforme a Portaria nº  45, de 23 de dezembro de 2011 (publicada no DOU de 26/12/2011), e a autorização é extensiva às suas federadas.

 

O Certificado de Origem é um documento indispensável para comprovação da origem das mercadorias, produtos ou serviços a serem exportados. Evitar a ocorrência de distorções no comércio; acesso às vantagens estabelecidas no esquema preferencial; facilidade no intercâmbio de mercadorias, são as principais razões que levam um conjunto de países, que integram um esquema preferencial, a determinar normas de origem.

 

Esse certificado é emitido por exigência do importador, para que possa obter benefícios no ato da liberação das mercadorias na alfândega de seu país, de vez que há importações que gozam de isenção ou redução dos direitos aduaneiros segundo a sua origem.

 

O novo serviço, disponibilizado em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), utiliza o Sistema ECO, uma plataforma simples, segura e ágil para emissão de certificados de origem. Para acessá-la, a empresa interessada deve se cadastrar através de link específico no site da Federaminas (www.federaminas.com.br).

 

Mais informações pelo telefone (31) 3078-7000 ou e-mail sena@federaminas.com.br.

 

 

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 14-5-2014