REDES

Centenas de empresários mineiros mobilizados para o XIV Congresso da Federaminas



Cerca de 600 empresários de todas as regiões mineiras já confirmaram participação no XIV Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais, que se realiza nos dias 20 e 21 de outubro no centro de convenções do Tauá - Grande Hotel e Termas de Araxá com o objetivo de debater assuntos relacionados com a atividade das empresas e a economia do País. O evento, com o tema geral “Mudanças – despertar de novas oportunidades”, é promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e tem como encerramento festivo a solenidade Mérito Empresarial 2011, destinada a homenagear personalidades e mais de uma centena de empresários do ano indicados pelas entidades federadas.
 
Tradicionalmente realizado nesta capital, o congresso acontece em Araxá afinado com a política de interiorização das ações da Federaminas implementada pelo presidente Wander Luis Silva, concorrendo para fortalecer ainda mais a presença da entidade em todas as regiões do Estado.
Eventos - A programação do XIV Congresso incorpora o I Encontro Mineiro da Mulher Empreendedora, com o tema “InterAções na arte de empreender”, o Encontro do Projeto Empreender - que reúne empresas de pequeno porte em núcleos setoriais, e o Encontro do PACE (postos avançados de conciliação extraprocessual, que já funcionam nas associações comerciais de Patos de Minas, São Gotardo, Uberaba e Uberlândia, contribuindo para a pacificação social).
 
Entre os palestrantes do congresso destacam-se a desembargadora Márcia Milanez, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o neurocientista e escritor Eduardo Aquino, o consultor e escritor Robert Wong, o empresário Ricardo Zema, a cientista Nise Hitomi Yamaguchi, o médico e professor Frederico Porto, entre outros. O evento também conta com palestra do gerente de contas do Google Brasil, André Azevedo, com o tema “Internet como plataforma de negócios”.
 
Mérito – A solenidade Mérito Empresarial 2011, que acontece na noite do dia 21, deve ser prestigiada por cerca de 1,3 mil pessoas de todo o Estado. Mais de 100 associações comerciais já indicaram à Federaminas os empresários do ano de seus municípios, que receberão medalhas e diplomas alusivos ao título. Entre as personalidades escolhidas estão o senador Aécio Neves, o presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini, o diretor dos Correios em Minas Gerais, José Pedro de Amengol Filho, e a desembargadora Márcia Milanez (TJMG).