REDES

EMPREENDEDORISMO MINEIRO GANHA MAIS FORÇA COM A CRIAÇÃO DA CÂMARA DA MULHER EMPRESÁRIA EM PORTEIRINHA-MG

Esta é a 38ª Câmara da Mulher Empresária aberta no estado de Minas Gerais 

No último dia 28, às 19 horas, foi realizado, na Câmara Municipal de Porteirinha, o ato de solenidade de abertura da Câmara da Mulher Empresária do município, que estará sob a presidência de Rogéria Nayara Mendes Carvalho.  A iniciativa dessa criação é da ACIPORT, por meio de seu Presidente, Cássio Samuel, com o apoio da Federaminas Mulher, cuja presidente é Yeda Fernal. 

Esta é a 38ª Câmara da Mulher Empresária aberta no estado de Minas Gerais. Hoje as entidades integrantes do Sistema Federaminas contam com conselhos de mulheres, que congregam empreendedoras com atuação em diversos setores da sociedade, notadamente no empresarial, gerenciando empresas de destaque em suas comunidades. 

A mulher empreendedora tem contribuído para o crescimento e aquecimento significativo da economia, não só em Minas Gerais como também em todo o Brasil (49%, segundo dados do GEM - Global Enterpreneuriship Monitor), quase se igualando aos negócios administrados por homens. Isso mostra a força e a importância dessa participação feminina para a geração de renda e emprego no país.
Para Yeda Fernal, presidente da Federaminas Mulher, "o sentimento é de orgulho pelo nascimento de mais uma Câmara da Mulher. Temos que entender que os desafios da mulher para empreender ainda são muito grandes no Brasil. Enfrentamos barreiras econômicas, sociais, tripla jornada de trabalho e tantas outras coisas. Então, devemos trazer mulheres empreendedoras para um ambiente no qual se respiram negócios, que ofereça capacitações, promova networking e que possa melhorar as mulheres como pessoas e empresárias."  

Segundo Rogéria Nayara, presidente da Câmara da Mulher de Porteirinha e  idealizadora do Projeto "Elas em Ação", nossa missão é empoderar essas mulheres, restaurar sua força, autoestima e otimismo, quebrar tabus, impulsionar seus negócios, com planejamento estratégico, trazer mais oportunidades e conhecimentos, compartilhando histórias, ferramentas e informações. Queremos fortalecer essas mulheres como pessoas, mães, esposas e empreendedoras."


Portanto, o objetivo das Câmaras da Mulher Empresária é promover o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres empreendedoras, por meio do Associativismo, desenvolver ações e divulgar as conquistas femininas nas cidades, fomentando ainda mais o empreendedorismo mineiro.