REDES

Autoridades destacam presença da Federaminas no desenvolvimento econômico e social do Estado



Ao atribuir ao êxito nas parcerias o fato de o Estado ser modelo em gestão pública no País, o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Raphael Andrade, destacou entre os parceiros do Governo estadual a Federaminas, para ele “uma entidade que, ao completar 55 anos, é madura e apta a continuar enfrentando os desafios da modernidade, esta caracterizando-se pela forte competição sob efeito da globalização econômica”. Andrade fez essa afirmação em discurso durante a solenidade comemorativa dos 55 anos da entidade, na qual representou o governador Aécio Neves.
 
Realizada em 20 de março no auditório da ACMinas, a sessão solene contou com a presença de grande número de autoridades – representando diversas áreas do poder público -, lideranças empresariais e convidados, evidenciando o prestígio de que desfruta a Federaminas, que é presidida pelo empresário Wander Luis Silva.
 
O secretário Raphael Andrade lembrou, em sua saudação, o empenho do Governo Aécio Neves, desde 2003, de construir um novo tempo em Minas, mas advertiu que o Estado não pode tudo e sozinho não conseguirá gerar desenvolvimento e bem-estar social. “O futuro do País depende das empresas e de seus bravos e persistentes empresários”, frisou ele, para assinalar que a Federaminas conhece de sobra Minas e os problemas de sua gente, “e sempre nos ofereceu uma visão ampliada da realidade mineira”.
 
Origem – Ao abrir a solenidade, o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, assinalou que a entidade resulta da visão de futuro de seis Associações Comerciais, ao defender a sua criação durante a V Reunião das Classes Produtoras Mineiras acontecida em 1954 em Uberaba. Referiu-se ao crescimento da Federação, que hoje conta com cerca de 400 federadas, e destacou a presença da mulher no sistema, atualmente presidindo 43 entidades.
 
No conjunto das ações da entidade, o líder classista realçou os esforços pela sua interiorização, que tiveram impulso durante a gestão do presidente Hiram Reis Corrêa no final dos anos 80, política que vem recebendo ênfase agora em seu mandato.
 
Fato marcante – A eleição de Wander Silva para a presidência foi um dos fatos mais marcantes na história da Federaminas. Esta avaliação foi feita pelo presidente Charles Lotfi, da Associação Comercial de Minas, entidade que abrigou a sede da Federação até 2002.
 
Em sua saudação, Lotfi sustentou que “não existe outra entidade com tanta capilaridade e tanto companheirismo quanto a Federaminas”, onde, segundo ele, se reúnem vários sotaques, porém com a mesma linguagem, sempre em defesa intransigente da empresa.
 
Eclética – Homenageado pela Federaminas com um troféu, o ex-presidente da entidade Hiram Reis Corrêa, atual presidente do Sindilojas BH, lembrou que em sua gestão, juntamente com o assessor Gilson Elesbão de Siqueira, instituiu uma rede de Associações Comerciais no interior do Estado, tornando a Federação uma representante de fato do empresariado mineiro. “É uma entidade eclética, também no pensamento”, frisou ele, para justificar a mudança então feita no estatuto para estabelecer a escolha do seu presidente pelas próprias ACEs.
 
Presente na solenidade, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, que representou o prefeito Márcio Lacerda, manifestou os cumprimentos da Municipalidade pela “bela história” da Federaminas e parabenizou todo o Sistema de Associações Comerciais do Estado. Ele também destacou o papel desempenhado pelo empresariado na produção e circulação das riquezas na vida do País.
 
Confiança – Saudando a Federaminas como entidade parceira da Assembléia Legislativa do Estado, o 1º vice-presidente dessa casa, deputado Doutor Viana, afirmou que a inauguração da sede própria da entidade é prova da confiança dos empresários mineiros na superação dos reflexos da crise econômica internacional, turbulência que, estimou ele, será superada pela economia brasileira até o próximo semestre.
 
O parlamentar afirmou que, amparado pelo associativismo e o cooperativismo da Federaminas, o empresário mineiro é acostumado a enfrentar e combater desafios. E, sob o comando do presidente Wander Silva, a entidade continuará lutando para capacitar os empresários de todas as regiões do Estado, podendo, para isso, contar com a permanente colaboração do Legislativo estadual.
 
Ao concluir, Doutor Viana pregou a união dos mineiros “pela defesa de nossos interesses e de nossa posição nos cenários nacional e mundial” e cumprimentou a Federaminas pelo 55º aniversário.