REDES

AC de Ipatinga comemora 47 anos

A federada de Ipatinga, presidida pelo empresário Gustavo de Souza, promoveu em 21 de março café da manhã para comemorar os 47 anos de fundação da entidade.

 

No evento, que reuniu autoridades, ex-dirigentes da entidade e empresários, foram destacadas as grandes realizações da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) em favor do desenvolvimento do empresariado e da economia do importante município do Vale do Aço.

 

O presidente da Acipai, Gustavo de Souza, encerra em julho o seu segundo mandato à frente da entidade e em seu pronunciamento avalia que ao longo de sua gestão presenciou a atuação de uma entidade muito forte, cuja própria história se confunde com a história do município. “Os pleitos da comunidade e do setor produtivo são muito assemelhados. Segurança, economia mais dinâmica, saúde, educação, interessam a todos e tudo isso é discutido aqui”, explicou.

 

O dirigente também avalia que o maior patrimônio da entidade não é físico. “Ele é imaterial, é o patrimônio moral. Por isso, temos tantos nomes na disputa da diretoria este ano. Acredito que qualquer dos interessados, que se tornar presidente saberá cuidar do nome desta entidade”, concluiu.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga, Márcio Penna, lembrou que todos os nomes que passaram pela diretoria da Aciapi fizeram parte, também dos feitos históricos que conduziram ao desenvolvimento do município. Em Ipatinga, as duas entidades funcionam de forma colegiada, na mesma sede. “É uma entidade jovem, que anda junto a história da cidade, a passos largos, com interesse no desenvolvimento da cidade e da região”, observou.

 

O presidente da Agência para o Desenvolvimento de Ipatinga, Elísio Cacildo, disse que chegou ao município exatamente um ano antes da criação da Associação Comercial. “Moro em Ipatinga há 48 anos. Lembro-me quando a entidade, começou em salas pequenas, com muita dificuldade, tinha uma visão de futuro. Hoje não dá para pensar em Ipatinga sem a Associação Comercial, principalmente pelas ações que desenvolve no relacionamento com empresas âncoras, indústrias e prestação de serviços”, concluiu.

 

Convênio facilita acesso à assinatura digital - Ao fim da solenidade, foi firmado convênio entre a Aciapi e a 72ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ipatinga, para a certificação da assinatura digital para advogados. Por meio de um acordo com a Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), a Aciapi e a CDL de Ipatinga mantém os serviços da Certisign, certificadora credenciada.

 

Ao participar da assinatura do convênio, na manhã desta quinta-feira, o presidente da 72ª OAB, Eduardo Figueredo, explicou que, por determinação do Conselho Nacional de Justiça todos os tribunais do país são obrigados agora a instalar o processo judicial eletrônico. “O principal ganho será uma economia nos custos da prestação jurisdicional pelo Estado, mas uma das exigências é a assinatura eletrônica dos advogados para que eles tenham acesso aos procedimentos eletrônicos. Esse convênio vai evitar deslocamentos para Governador Valadares e Belo Horizonte em busca desta certificação”, concluiu.

 

Fonte/fotos: Aciapi

 

 

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 2-4-2013