REDES

3º Encontro da Mulher Empreendedora da ACID

O 3º Encontro da Mulher Empreendedora aconteceu no dia 23 de maio, na Fiemg, em Divinópolis, com programação elaborada para proporcionar conhecimento, negócios e networking.  Além do Seminário “Mulheres na Liderança: inspirando mudanças positivas”, houve uma Rodada de Negócios e estandes de diversos segmentos.

 


O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre empresárias, empresários e profissionais autônomos, de diversos segmentos. O objetivo geral do evento foi o de promover o encontro entre empresas compradoras e fornecedoras e incentivar a criação de parcerias e negócios, além de prover conhecimento sobre associativismo e estimular seu crescimento na região.

 

O Encontro foi uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis - ACID, através da Câmara da Mulher Empreendedora (CME) e contou com o apoio da Fiemg Regional Centro-oeste; os hotéis oficiais do evento Excellence Comfort e River Palace; com os parceiros  Pão da Mata Eventos, Classe Ouro Jóias, Rosângela Silva Flores e Decoração e com o apoio cultural de Schelen Guimarães, da Associação Cultural de Cordas e Sons e do Trio de Cordas Minueto.


O 3º Encontro da Mulher Empreendedora só foi possível pelo trabalho engajado das diretoras da CME. “Em nome da CME, parabenizo os participantes da Rodada de Negócios e expositores dos estandes por terem aproveitado ao máximo o potencial do Encontro.”, afirma a presidente da CME Honara Magalhães.

 

Rodada de Negócios
A Rodada de Negócios foi uma grande oportunidade para aumentar o volume de vendas com novos clientes ou conseguir representantes, reduzir os custos por meio de novos fornecedores e soluções, fazer parcerias, conhecer melhor o potencial oferecido pelo mercado, integrar-se cada vez mais com a comunidade empresarial, iniciar negociações e até mesmo fazer o fechamento durante a Rodada. Além disso, ofereceu aos participantes a oportunidade de desenvolver a habilidade de comunicação.

Seminário "Mulheres na liderança: inspirando mudanças positivas"
A abertura do Seminário foi realizada por Cristiane Ferreira, Presidente da CEME com fala sobre a importância da mobilização das mulheres para participação em eventos organizados pelas Câmaras da Mulher Empreendedora, das associações comerciais.


O Seminário foi abrilhantado pelas convidadas Maria Elvira Salles, Eliana Piola e Tânia Mara Rezende. Com mediação de Eliana Piola, Maria Elvira e Tânia Mara falaram sobre o desafio de fazer sucesso como mulheres que vencem barreiras e conquistam seu espaço. Cada uma expôs sua própria experiência o que estimulou a plateia num diálogo espontâneo.


Para Honara Magalhães, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Divinópolis (CME) e coordenadora do evento, momentos como esses do Encontro permitem a troca de experiências e fortalecem a rede de relacionamentos.  “Cursos, palestras, viagens e boa leitura são fundamentais para a mulher estar preparada para superar as dificuldades que diariamente a desafiam, e quem participou do Seminário, tenho certeza, hoje está muito mais preparada. Cristiane, Tânia, Maria Elvira e Eliana Piola encantaram a plateia do Seminário com suas falas.”, ressalta Honara.


Sobre as convidadas:
Cristiane Ferreira, Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora, da Federaminas.
Maria Elvira Salles, empresária durante 35 anos, fundou e dirigiu o Centro Universitário Newton Paiva Ferreira. Vice-presidente e diretora emérita da Associação Comercial de Minas, fundou e presidiu o Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas.


Tânia Mara Rezende, presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU) e sócia-diretora de criação da empresa Íntima Passion Lingerie.


Eliana Piola, ex-coordenadora da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de 2009 a 2014 e vice-presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Divinópolis.


Câmara da Mulher Empreendedora de Divinópolis
A Câmara da Mulher Empreendedora de Divinópolis (CME) foi reativada pelo Presidente da ACID, Carlos Moacyr Duarte Meira de Aguiar, em 2014 com o objetivo de representar a mulher e fomentar o empreendedorismo feminino. A instituição da CME foi um dos resultados do encontro empresarial CENTRO-OESTE DE BRAÇOS ABERTOS PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO e tem como presidente Honara L. Magalhães.


(fotos do evento) Crédito: Arilda Drumond