REDES

Federaminas promove congresso sobre Ouvidorias

A importância da Ouvidoria em uma instituição nem sempre é reconhecida, seja pela própria organização, por seus colaboradores ou seu público externo. E muitas vezes isso ocorre pelo desconhecimento do verdadeiro papel do ouvidor e até mesmo pelos benefícios que suas ações podem trazer para os negócios. Com o intuito de compartilhar informações, promover o debate e quebrar paradigmas, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) promove o 1º Congresso de Ouvidores e Ouvidorias. O evento, que acontece no dia 9 de junho no formato on-line, vai reunir gestores das principais ouvidorias do país com para tratarem de temas fundamentais para essa área vital em toda empresa.

 
O presidente da Federaminas destacou a importância de se organizar um evento sobre Ouvidoria. "Essa é uma área que tem atraído cada vez mais a atenção dos gestores e empresários, pois tem mostrado sua capacidade de promover avanços consideráveis mesmo em meio à crise. Tenho certeza de que esse será o primeiro de muitos congressos sobre o tema e de que os debates serão de altíssimo nível, pois nós contamos com palestrantes de grande conhecimento", afirmou Valmir Rodrigues. 


A programação é extensa e completa a fim de abordar os mais variados aspectos dessa área. Após a abertura do congresso, que será feita pelo presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, os participantes assistirão a oito palestras de 1 hora de duração cada, com a mediação de Manoel Ignácio, ouvidor da Federaminas. 


No turno da manhã, a primeira palestra que começa às 8h30, será feita pela presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Maria Inês Fornazaro. Ela vai falar sobre "Ouvidoria brasileira: evolução e perspectivas". Na sequência, Daniela Theodoro, da Authoria, aborda o tema "Desenvolvendo uma Comunicação Assertiva nas Ouvidorias" e, logo depois, Fátima Trópia e Vanessa Belli, da Ouvidoria do Sebrae, falam sobre "Como melhorar a experiência do cliente através do canal da Ouvidoria". Para encerrar as palestras da manhã, Ângela Alvernaz, da Federaminas, vai desenvolver o tema "Soft Skills: habilidades comportamentais e competências do ouvidor". 


Após um rápido intervalo, às 13h30, o ciclo de palestras recomeça com a participação de Alzira Maia e Aline Faria Santos Rabelo de Azevedo, da Ouvidoria da Fiemg, abordando o tema "A importância da integridade e do comitê de Ouvidoria". Em seguida, Dr. Anderson Morais Diniz, consultor jurídico da União - AGU no Estado de Minas Gerais, fala sobre "Resolução alternativa de conflitos e advocacia consultiva como agente preventivo de demandas judiciais". Na sequência, o Dr. Carlos Alberto, diretor jurídico da Federaminas, aborda o tema "A Ouvidoria e a Lei Geral de Proteção de Dados", e o secretário de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Ribeiro Zeferino, fala sobre "A arte de OUVIdor". Para encerrar o congresso, o professor Filemon Oliveira, da OLIS Consultoria, aborda o tema "Compliance como ferramenta de sustentabilidade de organizações".

Evento on-line
Investimento: R$150,00
*As Associação Comerciais mineiras tem direito a uma vaga gratuita.

Veja a programação: