REDES

XVII Congresso das ACEs mineiras tem número recorde de empresários

Com mais de 500 participantes - o maior público até então registrado nesse evento anual da Federaminas -, o XVII Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais alcançou bastante sucesso por motivar a presença de empresários de todas as regiões do Estado e pela qualidade de seu conteúdo, com palestrantes de renome.

 

Na abertura solene do evento – que aconteceu de 5 a 8 de novembro no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá -, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, agradeceu a expressiva presença de empresários no congresso, traduzindo-a como “manifestação de apoio ao trabalho da nossa gestão”.

 

Parolini se referiu ao lema do evento – “Atitude, agir para crescer!” – e deu como exemplo a iniciativa, que ele conheceu em recente missão à Colômbia a convite do Sebrae-MG, de lideranças empreendedoras de Medelin de se unirem e cobrarem do poder público mudanças profundas na vida dessa cidade, que era dominada pelo narcotráfico, dando-se prioridade à educação. Como resultado dessa atitude, Medelin é hoje modelo para o mundo. “Este exemplo prova o quanto os empresários e as associações comerciais são fortes”, enfatizou ele.

 

Também falaram na solenidade de abertura o diretor-tesoureiro da CACB, George Teixeira, o presidente da Associação Comercial de Araxá, Márcio Farid, o desembargador Raimundo Messias Jr., o superintendente comercial do Banco Santander Fabiano Jr., a representante da Boa Vista Serviços Rosely Garcia, o prefeito interino de Araxá Miguel Jr.

 

Palestras - Na palestra “Inovação e marketing”, o especialista Fernando Kimura falou sobre a evolução dos meios de comunicação e mudanças de comportamento de consumidores ao longo dos anos. Mostrou exemplos de inovação e experiências na indução das vendas, destacando a importância das marcas na comercialização de produtos.

 

Em palestra sobre franchising, o vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Gustavo Schifino, destacou o crescimento do setor, previsto para mais de 5% em 2014, superior ao do PIB, estimado em 0,9%, e com faturamento da ordem de R$130 bilhões. Para ele, franchising é o mais inteligente modo de negócio.

 

Ele afirmou que a rede de franquias cresceu 299% e o número de lojas franqueadas no Brasil passou de 120 mil neste ano. São 164 redes, das quais 6,1% em Minas, que detem 8% das unidades no País, sendo 21% delas na área de alimentação.

 

A vice-presidente regional da ABF, Danielle Van Straten, anunciou a realização de diversos cursos de capacitação em franchising em convênio com o Sebrae. Após a palestra dedicada ao tema de franquias foi realizada uma mostra com treze marcas.

 

A Rede de Comércio Protegido foi apresentada pelo comandante da PM em Ponte Nova, major Luiz Faustino. Mostrou o sucesso do projeto, que possibilitou a redução de 40% no número de crimes violentos nesse município.

 

Na palestra “Atitudes vencedoras”, o especialista Carlos Hillsdorf destacou a importância do associativismo ecooperativismo para a construção do sonho coletivo. Falou sobre incoerências do ser humano, e apontou como imperativas as ideias diferentes. A simplificação tributária, segundo ele, pode ser alcançada com representatividade empresarial e vencendo-se as incoerências. O crescimento de uma associação comercial vem dessa força coletiva, acrescentou. Recomendou transformar dificuldades em oportunidades e ensinou o segredo da felicidade: o amor.

 

A experiência da Azul Linhas Aéreas foi exposta pelo presidente do seu conselho de administração, Pedro Janot, ex-executivo de grandes empresas nacionais e estrangeiras. Lembrou que a companhia aérea nasceu em 2007, em um mercado difícil que era dominado – 98% - pela Gol. A Azul, então, teve que inovar muito em preço, qualidade de serviço e, principalmente, tratamento aos clientes. No mundo moderno, explicou, a liderança não é mais conquistada. “Queremos nossos colaboradores vestindo a camisa da empresa”, disse.

 

Resultado: Em 2008 a Azul detinha 0,8% do mercado, e agora mais de 20%. Na empresa, os colaboradores cuidam do cliente, e este do acionista. Assim, para a empresa o cliente interno é mais importante do que o cliente externo. “Com o mundo digital, entramos na era da verdade, e não há empregado bobo”, arrematou Janot.

 

O jornalista Caco Barcellos apresentou a palestra “Como gerar equipes com sucesso”, em alusão ao programa global “Profissão Repórter”. O palestrante estabeleceu um link entre os desafios da carreira e a gestão de equipes e destacou a atitude como diferencial. Ele lembrou que, ao longo de qualquer trajetória, as ações orientam as decisões e as diferenciou em passivas, reativas ou ativas. 

 

A palestra final foi feita pelo embaixador do Brasil no Panamá, Adalnio Senna Ganem, sobre oportunidades de negócios entre os dois países.

 

Cases – Cases de sucesso de ACEs foram apresentados no XVII Congresso pelos executivos das federadas de Teófilo Otoni, Mielly Maya Machado (Exponor- Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro); de Elói Mendes, Anderson Bueno (luta contra feiras itinerantes); de Montes Claros, Ivânia Araújo (Correspondente Bancário BDMG) e Jacyara Mendes Ferreira (PROE); de Araxá, presidente Márcio Farid (Aciacred) e Valda Sanches (Fundação Cultural Acia). Também o presidente da Federaminas, Emilio Parolini, e o coordenador da área de serviços da CACB, Luiz Antônio Bortolin, descreveram a parceria firmadas com a Fenacon/Sescon para disseminar junto às 600 mil empresas de contabilidade ligadas a esse sistema o uso de certificados digitais.

 

Conde dos Arcos – A abertura do XVII Congresso também foi palco da entrega do prêmio “Conde dos Arcos” pela CACB. A premiação reconhece boas práticas das ACEs em formas alternativas de resolução de conflitos empresariais, em três categorias: Experiências de sucesso, Mutirão da conciliação empresarial – PACE e Mutirão da conciliação empresarial – Câmara.

 

Foram premiadas as associações comerciais de São Paulo, Campo Grande, Uberaba, Três Marias e Cachoeiro do Itapemirim.

 

Na programação paralela, houve o Encontro do PACE, o Encontro do Empreender, o Encontro da CEME, além do lançamento de produtos Federaminas.

 

 

FOTO: FOTO OFFICIAL

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 12-11-2014