REDES

Visita à Vale

O Programa de Qualidade e Produtividade (PAQP) da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) levou um grupo de empresários para visitar a mina de Cauê, da Vale. O grupo integra a segunda turma do PAQP. O programa é uma inciativa da Acita para certificar empresas associadas e participantes, após passarem por capacitação, avaliação e auditorias. As empresas participam de assessoria e consultoria para conquistarem o Selo de Qualidade.


Durante a visita, os participantes puderam aprender na prática como é a implantação da metodologia do 5S, quais são as ferramentas, e as etapas para tornar o ambiente de trabalho mais seguro, eficiente e organizado. Os participantes puderam ver como liberar áreas não utilizadas, evitar desperdícios, melhorar as condições de trabalho, facilitar a localização de recursos disponíveis, aumentar a satisfação dos empregados e garantir o envolvimento de todos no processo.


Os empresários também viram regras disciplinares e mudanças de atitude para mobilizar colaboradores, incentivar a exposição dos problemas, dar exemplos e estimular a observação e a experimentação, além de promover a cultura da melhoria contínua no ambiente de trabalho.


A implantação do PAQP, assim como a utilização dos 5S é um desafio para aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, utilizando menos recursos disponíveis. O sistema pode ser implantado em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.