REDES

Três Pontas ganha unidade do Pace


Com a presença de autoridades municipais e empresários,  a Associação Comercial de Três Pontas (Acai-TP) inaugurou o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace) em sua sede no dia 21 de março. Na ocasião, a juíza da Comarca Raíssa Figueiredo Araújo afirmou que a iniciativa valoriza a pacificação social e deverá ser bem-sucedida, porque foi implantada com profissionalismo. Ela também mostrou sua expectativa de que o novo serviço contribua para desafogar o volume de processos protocolados diariamente no fórum.


Para o presidente da federada, Michel Renan Simão Castro, o Pace é um avanço, na medida em que proporciona ao credor oportunidade de recuperar créditos considerados perdidos ou que demandariam muito tempo para reaver dentro de trâmite judicial.


Por sua vez, o gerente de Negócios da entidade, Hélio de Carvalho Júnior, ao assinalar que os acordos celebrados no Pace são homologados e têm valor legal, sustentou que, além de evitar o desgaste que acompanha os processos que ingressam na Justiça, quem usufruir do posto vai economizar, já que os serviços são gratuitos.


O Pace é decorrente de parceria entre a Federaminas, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – através da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (Cbmae), e o Sebrae.