Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Startups ganham destaque no XX Congresso da Federaminas

24 de novembro de 2017 - 16:28

A terceira palestra da tarde de quinta-feira (23), realizada às 16 horas no Teatro Tira Dentes do Tauá Grande Hotel, abordou um tema que está em alta: startups. E essa missão ficou por conta de Romeu Zema, natural de Araxá e presidente do Grupo Zema, próspera rede de lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos presente em diversos municípios mineiros. Obvio que os contextos histórico, econômicos e tecnológicos eram outros, entretanto a história do Grupo Zema é um excelente referencial para inspirar os jovens e suas startups bem como as centenas de empresários participantes do XX Congresso da Federaminas.

Inicialmente, Zema contou a história de sua família, que se funde com a criação, evolução e consolidação do respeitado Grupo.  Por meio do relato de erros e acertos, Zema remontou toda a trajetória que envolve gerações de sua família, sempre destacando a visão e o profissionalismo necessários para a consolidação como grupo.

O empresário falou sobre a importância do foco para o sucesso dos negócios, destacando que é preciso identificar o seguimento que possibilita maior crescimento.  “Tão importante quanto o foco é entender a necessidade de buscar profissionais e empresas capazes de agregar para ajudar a desenvolver a empresa, comentou.”, comentou.

Treinamentos e capacitação aos colaboradores também foi destaque na palestra, principalmente quando Zema falou, cheio de orgulho, sobre o programa de capacitação oferecido pela empresa aos colaboradores. O empresário ainda correlacionou a importância do tratamento aos colaboradores e outras questões envolvendo a justiça dentro da empresa para a expansão dos negócios.

Segundo Zema, a questão comunicação, tanto interna quanto externa, também é primordial para o crescimento empresarial. “É preciso manter os gerentes e colaboradores conectados, bem como os clientes informados de tudo que oferecemos e fazemos. Hoje temos as redes sociais, que possibilitam um alcance muito maior e muito mais acessível do que a divulgação em material impresso”, destacou.

Como membro da família fundadora de uma grande empresa, ninguém melhor que Romeu Zema para lembrar aos empresários sobre o princípio de não misturar os negócios da empresa com as necessidades familiares. “Mesmo a empresa possuindo diversos caminhões de entrega, quando precisei fazer a mudança para meus filhos eu contratei uma empresa especializada.”, lembrou com orgulho o empresário.

Painel Startups

Na sequência, o jovem Gil Oliveira da Techmall, que participou ativamente da organização do XX Congresso da Federaminas, dissertou especificamente sobre o tema startups, ampliando a percepção dos participantes sobre essa nova tendência empresarial.  Após o coffee break, as startups continuaram em pauta no evento e, desta vez, os empresários foram convidados a interagir com um envolvente Painel Startups.

Dando continuidade ao tour do conhecimento entre os salões de evento do Grande Hotel, os participantes se dirigiram ao salão Belo Horizonte para encontrarem jovens empreendedores com ideias e projetos voltados para atender os novos e emergentes mercados da tecnologia.

O painel startup consistiu em uma exposição de tecnologias voltadas para atender áreas como: mobilidade urbana, saúde e bem-estar, educação, sustentabilidade, gestão, agronegócio e alimentos, e financeiro. O 1º Encontro Conexão Startups configurou uma grande oportunidade para os empresários conhecerem novidades e também para os jovens empreendedores das startups, que puderam demonstrar seus trabalhos para consumidores e investidores em potencial.

Comentários

Mais vistos