Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Programa Empreender impulsiona desenvolvimento em São João Del-rei

18 de julho de 2018 - 10:41

Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei, após a eleição de sua nova mesa diretora para o triênio de 2018-2020, reestrutura o Programa Empreender, apostando em novas frentes de apoio aos empreendedores da cidade e região. O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE e FEDERAMINAS, que busca o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial através de metodologia própria. O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um núcleo setorial. A participação vem pela nova visão de parceria, na qual os integrantes, longe de serem competidores, são cooperadores de seus concorrentes. E ainda com um diferencial: todos ganham.

Empreender da cidade de São João del-Rei conta atualmente com quatro núcleos em atividade:

Nusipan – Núcleo Setorial da Indústria Panificação:

O Festival de Caldos e Canjicas, que está em sua 3ª Edição, organizado e executado pelo Núcleo das Padarias, já foi agraciado, como Case de Sucesso, em um Congresso da Federaminas em 2016, com uma homenagem para o grupo, para a Consultora e para a entidade. Este núcleo realiza atividades de sucesso com respostas rápidas e efetivas para os associados. Como próximas atividades os empresários planejam uma viagem a feiras internacionais, em 2019, e para este ano um treinamento motivacional de liderança.

Venha Pra São João – Núcleo Setorial do Turismo:

Através da criação de um site que tem a ambição de reunir as principais informações turísticas da cidade e região, o núcleo de turismo expande sua atuação, de forma lenta e obstinada. O objetivo é divulgar a cidade, seus roteiros, e captar turistas para aumentar o fluxo de visitantes e o tempo de estadia na cidade para que as taxas de ocupação aumentem a cada ano. http://www.venhaprasaojoao.com.br/

Del Rei Fashion – Núcleo Setorial do Vestuário Varejista:

União e paixão são as veias condutoras do núcleo de vestuário. Com um entusiasmo característico de empreendedores dispostos a enfrentar a crise econômica do país, o núcleo realiza no segundo semestre de 2018 a terceira edição de uma feira de queima de estoque que rompe as tradições comerciais praticadas pelos empresários locais. Neste ano, o evento acontece com mais maturidade e excelência, contando com o apoio do Empreender Competitivo, que traz uma histórica auto-estima para o grupo dentro da trajetória do Programa na entidade.

Vertente Artesanal – Núcleo Setorial do Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes:

A produção rural é característica da região do Campo das Vertentes de forma que a cidade é conhecida como “São João dos Queijos”. A formação do núcleo de queijo minas artesanal veio para ampliar as experiências do Empreender. Desta forma, a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei tem a oportunidade de consolidar e fomentar seu apoio ao desenvolvimento econômico da cidade de São João del-Rei e região.  A coordenação do Empreender, na entidade, é formada por uma comissão integrada por diretores da Associação Comercial que também participam dos núcleos. Em fase de planejamento, pretende-se a criação de um quinto grupo para outubro deste ano. Segundo a Consultora de Núcleos Setoriais do Empreender, Joana Lopes, “a entidade, no passado, já experimentou ter como parte de seu escopo a Câmara da Mulher Empresária. O grupo foi bastante coeso e ativo. Pretendemos, com a formação futura deste 5º grupo – o Núcleo da Mulher Empreendedora – retomar o trabalho com as empresárias da cidade. Elas já ocupam, em sua maioria, os núcleos existentes, mas queremos ter como objetivo fortalecer o associativismo, a união e aliança entre mulheres, baseados na empatia e companheirismo, incentivando a colaboração entre as participantes, pois acreditamos que a proposta é dar mais visibilidade às nucleadas, e com isso inspirar mais mulheres a tomar a frente de seus negócios como empreendedoras”.

Serviço:
Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei
Rua Maria Teresa, 20 – Centro – São João del-Rei/MG
(32)3379-4800

Comentários

Mais vistos