REDES

Pró-Município é bem recebido por lideranças em Além Paraíba

Os benefícios que o Movimento Pró-Município pode proporcionar ao desenvolvimento sustentável de Além Paraíba foram ressaltados por lideranças locais durante a reunião de apresentação do projeto nessa cidade da Zona da Mata mineira. O encontro, no dia 3 de julho, contou com a presença do presidente da Federaminas, Emílio Parolini, e da consultora Lenir Pavan, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
 

O projeto é executado pela Federaminas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e será realizado em 26 municípios mineiros. Ele tem por finalidade promover avanços econômicos e sociais nas cidades por meio da integração de suas entidades empresariais, sociedade civil e poder público em um conselho municipal tripartite, que delibera e propõe pautas a partir das demandas de representatividade, concorrendo para o planejamento do desenvolvimento da cidade a longo prazo.
 

A apresentação do projeto se deu na sede da ACE, que é presidida pelo empresário João Ermelindo de Andrade e Silva, e reuniu autoridades e lideranças dos diversos segmentos da comunidade local, que se manifestaram animadas com a iniciativa. Além de falar sobre a importância do Pró-Município, que se espelha em experiências de sucesso acontecidas em Medelin, na Colômbia, e Essen, na Alemanha, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, falou sobre outros produtos disponibilizados às federadas pela entidade. Ele também ressaltou o desempenho destacado da  Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba com o Programa Empreender.
 

Por sua vez, a consultora Lenir Pavan, da Facisc, explicou o funcionamento do Pró-Município e as diferentes etapas de sua execução.
 

Em rede social, a ACE postou que o projeto objetiva fazer um diagnóstico atualizado das potencialidades de crescimento econômico sustentável da cidade de forma participativa, para que  juntos, sociedade civil, empresariado e poderes públicos, busquem  alternativas viáveis para alavancar o desenvolvimento socioeconômico do município.
 

A jornalista Marília Rosetolato disse acreditar no sucesso do projeto, porque envolve dezenas de pessoas em torno do objetivo comum de buscar caminhos para o desenvolvimento de Além Paraíba. Ela concordou com a afirmação de um dos participantes de que Pró-Município é um presente da Federaminas à cidade e concluiu afirmando que “teremos a oportunidade de participar diretamente da construção de um futuro melhor. Vai dar trabalho, mas unidos conseguiremos”.