REDES

Pilares do Empreender em Araguari

O Núcleo de RH da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA) promoveu a palestra “Paixão por Vencer: Motivação, Sucesso e Carreira”, ministrada pelo mestre em Psicologia e Consultor do SENAC de Uberlândia, Filipe Silva Castro.


O tema escolhido teve como objetivo despertar nos participantes a busca pelo autodesenvolvimento e a responsabilização sobre suas carreiras. Foram tratados assuntos como o significado do sucesso e os pilares para desenvolvimento da carreira. A palestra foi aberta aos colaboradores das empresas participantes, bem como para a população em geral.


Esta atividade do Núcleo de RH da ACIA visa atender um dos pilares do Núcleo do Projeto Empreender, que é o desenvolvimento da comunidade local. O grupo teve sua formação em fevereiro de 2015. No total, são 23 empresas que se uniram através do associativismo para elevar a competitividade das empresas participantes. As ações são pautadas pela busca conjunta de resolução de problemas; desenvolvimento profissional dos participantes; promover e fortalecer o associativismo, bem como contribuir com a cidade a qual o Núcleo pertence.


O planejamento do Núcleo de RH da ACIA segue a metodologia METAPLAN, que orienta os temas e ações a serem realizadas. Desde sua criação, foram realizadas as seguintes atividades:


- estudo sobre o absenteísmo nas empresas, tendo-se discutido o tema com os responsáveis pela área de saúde da cidade de Araguari;

- mesa redonda para debater sobre prevenção do contencioso trabalhista com advogados e autoridades de Araguari;

- foram desenvolvidos indicadores de medição do trabalho do grupo;

- foram feitos encontros para tratar dos temas referentes à Contratação e retenção”, “Capacitação”, “Liderança”, “Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho”, entre outros;

- Encontros extras para estudo de temas da área de Recursos Humanos.