REDES

Parolini participa de reunião sobre o Pró-Município em Belo Oriente

O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, participou em Belo Oriente, na região do Vale do Aço, de encontro destinado a avaliar os resultados alcançados com a implantação do Pró-Município na cidade. Na visita ao município em que o programa encontra-se em fase mais avançada de execução, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, o dirigente estava acompanhado do consultor Nilson Borges, coordenador do projeto.

Durante a reunião, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Belo Oriente, Edison da Conceição, ressaltou a parceria efetiva do Executivo e do Legislativo municipais com a entidade objetivando a realização do Pró-Município naquela cidade.

Parolini relembrou a origem do programa, que se inspirou em experiências de desenvolvimento local que ele conheceu na Colômbia e na Alemanha. Fez referência, também, ao apoio que o projeto da Federaminas recebeu de imediato de parte da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), resultando, então, na parceria das duas instituições para sua implantação no Estado.   Ele ressaltou como aspecto importante para o sucesso do Pró-Município, como vem acontecendo em 27 cidades mineiras, o fato de as ações desenvolvimentistas serem definidas de forma consensual  entre entidades empresariais, sociedade civil e poder público.

O encontro em Belo Oriente foi a segunda reunião da câmara técnica instituída pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Condes), que define as ações de interesse da comunidade. Estiveram presentes o prefeito do município Hamilton Rômulo, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Vagner Roque, secretários de governo, integrantes do Condes e diretores daquela ACE.