REDES

Parolini inicia 2ª gestão na presidência da Federaminas

Liderada pelo empresário Emílio Parolini, reeleito presidente, a diretoria da Federaminas inicia nesta segunda-feira, 2 de janeiro, a gestão 2017/2019 tendo como meta principal fortalecer ainda mais as associações comerciais (ACEs) que integram o sistema, objetivando o seu maior empoderamento para influir junto aos centros de decisão em favor dos interesses da classe empresarial mineira e do desenvolvimento dos municípios em que se inserem.

 

Eleita em 2 de dezembro, a diretoria se reúne pela primeira vez em 27 de janeiro. Ao longo deste dia, os diretores e o presidente Emílio Parolini discutem os principais projetos a serem trabalhados durante a gestão. As ações  deverão dar sequência ao tripé “Capacitação, sustentabilidade e resultados”, que norteou o período administrativo recém concluído.

 

Entre projetos e programas que devem constar das ações prioritárias da diretoria está o estímulo à criação, no âmbito das ACEs, de maior número de conselhos de mulheres empreendedoras, de jovens empresários, de assuntos tributários e de meio ambiente. Foi com esse propósito que a Federaminas criou, na gestão anterior, câmaras estaduais destinadas a propor a linha de atuação das entidades nesses segmentos.

 

O elenco também deverá priorizar a continuidade da Jornada de Desenvolvimento Estratégico (JDE), voltado para a gestão estratégica das federadas; a ampliação no Estado  do Programa Empreender, que objetiva fortalecer os pequenos negócios; incrementar as ações do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace); e a implantação nas entidades de câmaras de mediação e arbitragem empresarial e de projeto de educação financeira.

 

A capacitação, uma das ferramentas de que se vale a Federaminas, através das associações comerciais, para aprimorar os empresários no gerenciamento das empresas mineiras, sobretudo as micro, pequenas e médias, terá impulso ainda maior durante a gestão que se inicia, por meio do programa Associa-Minas, da TV Federaminas e de parcerias com instituições como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MG), o Conselho Regional de Administração (CRA-MG), o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e outras.