REDES

Pacto de Minas pelas águas tem a Federaminas como signatária

Diante do agravamento da crise hídrica e de seus efeitos sobre a população consumidora, as entidades do setor produtivo mineiro, reunidas no Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais, firmaram o Pacto de Minas pelas Águas e buscaram o apoio do Governo do Estado para o alcance do cumprimento de diversos compromissos. O pacto foi firmado pelo governador Fernando Pimentel e os presidentes das entidades, inclusive Emílio Parolini, dirigente da Federaminas, durante reunião na sede da Fiemg no dia 3 de março.

 


O pacto propõe, entre outras iniciativas, a busca de ações tecnológicas visando a melhoria dos processos produtivos, apoio à cadeia de fornecedores para alcance da performance hídrica mais adequada, além de um trabalho com a comunidade do entorno das empresas para uma maior conscientização sobre o uso racional da água. Por outro lado, sugere ao governo o fortalecimento dos órgãos gestores dos recursos hídricos, principalmente o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), para que este possa exercer com mais competência a gestão da oferta de água.

 


Ao receber o documento, assinado pela Fiemg, Ciemg, Federaminas, ACMinas, CDL BH, Faemg, FCDL Minas Gerais, FTCEMG, Fecomércio MG, Sebrae-MG e Ocemg, o governador Fernando Pimentel destacou a importância da união de forças nesse compromisso público em torno da questão da água.

 

Fotos: Vinícius Cardoso - ASCOM deputado Bosco