Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

O estilo de vida de Marcio Atalla no XX Congresso da Federaminas

24 de novembro de 2017 - 16:26

Para finalizar as atividades do primeiro dia, já preparando os mais de 500 empresários participantes para o intenso ritmo de palestras do XX Congresso das ACEs, às 20:00 horas, no salão Minas Gerais do Grande Hotel de Araxá, Marcio Atalla conferiu a palestra “Qualidade de vida”.

Marcio Atalla, como uma das atrações principais do evento, é Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP. Inclusive, a história de vida deste profissional já configura uma trajetória empreendedora. Após criar a marca BemStar, Atalla se viu inserido no universo da comunicação e atendimento a empresas. Ele é o criador do quadro Medida Certa do Fantástico da Rede Globo, que trouxe excelentes resultados em todas as suas edições. Tudo começou com os apresentadores do programa dominical, depois foi a vez do jogador Ronaldo Fenômeno entrar em forma. Na sequência o reality show contou com a participação de artistas, crianças e, em sua quarta edição envolveu um condomínio inteiro. Como se não bastasse, na quinta edição do Medida Certa, Atalla envolveu uma cidade inteira, reduzindo custos com saúde e melhorando o estilo de vida de cerca de 50 mil habitantes. O palco foi a cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo.

Depois de anos comunicando com todo o Brasil sobre a importância do movimento, sobre como conquistar uma vida com melhor qualidade, sobre como fazer uma boa alimentação sem tornar-se escravo dela, o professor Marcio Atalla, tornou-se uma das pessoas mais influentes e respeitadas na área da saúde do país.

A palestra: “Estilo de Vida”

Márcio Atalla iniciou sua interação com o público fazendo referências aos seus trabalhos no quadro Medida Certa do Fantástico, que o tornou famoso em todo o Brasil. O professor focou na ultima e mais audaciosa edição do reality show, quando mudou o estilo de vida de toda uma cidade. “Lá em Jaguariúna treinamos escolas inteiras, professores e alunos.  Também capacitamos os médicos, enfermeiros e agentes de saúde, criando multiplicadores do estilo de vida saudável na cidade.”, expos o professor.

Atalla seguiu especificando os passos necessários para alcançar seus objetivos nesta grande intervenção em prol da saúde. “Quando você vai mudar uma cidade é preciso pensar nas condições do meio ambiente: nós espalhamos mensagens por toda cidade, desafiamos os funcionários públicos, aproveitamos passeios tradicionais e visitamos o centro dos idosos. Além disso fazemos as pessoas andarem mais, distribuímos prêmios às pessoas mais dedicadas e que mais melhoraram seu estilo de vida. Nosso foco sempre foi tirar pessoas de horas e horas de sedentarismo para inseri-las em um calendário de eventos educativos e recreativos.” comentou. E como ficou claro para todos que acompanharam a ultima edição do Medida Certa, o professor Marcio Atalla realmente mudou toda uma cidade, envolvendo significativa parcela da população no projeto.

Na sequência, Atalla destacou que o que fazemos na maior parte dos dias determina nosso estilo de vida e, invariavelmente, vai determinar a nossa condição de saúde. Ele também destacou que o meio ambiente é fundamental para o nosso estilo de vida. O professor remontou a história da evolução de nossa espécie, mostrando que nós, humanos, somos adaptados para o movimento, tanto por dentro quanto por fora. “O corpo humano foi projetado para fazer movimento. Aquele que não conseguiu se movimentar não sobreviveu ao processo evolutivo.  Quando você se movimenta seu coração aumenta de tamanho, fica mais eficiente e as chances de você ter derrames diminuem.”, observou. O professor citou diversos tipos de enfermidades cujo remédio é apenas o movimento.  Segundo ele, nos anos de 1980 cerca de 14% da população brasileira estava acima do peso e, atualmente, 30 anos depois, cerca de 57% da população brasileira está acima do peso. Portanto, o professor concluiu que obviamente essa condição não é genética. “Um brasileiro no final dos anos 1980 dava cerca de 10 mil passos por dia. Atualmente, um brasileiro dá apenas 2500 passos por dia. Isso ocorre, pois hoje temos um meio ambiente cheio de conforto, repleto de controles remotos, telefones e muito shopping. Hoje tecnologia está presente em praticamente tudo. Dávamos mais passos, pois reagíamos ao meio ambiente e hoje damos menos passos, pois continuamos reagindo ao meio ambiente.”, argumenta Atalla.

Enfim, a palestra do mais famoso educador físico brasileiro da atualidade trouxe diversos outros conhecimentos fundamentais para quem quer melhorar seu estilo de vida, foram tantas informações passadas com tamanha didática e descontração que só quem participou pode entender como essa palestra é empolgante e envolvente.

Assista e leia:

O professor Marcio Atalla também possui seu canal no YouTube: “BemStar”, que traz programas inéditos semanais, sempre elucidando dúvidas e trazendo dicas e muita atividade física para os internautas. Atalla também é autor do livro “A dieta Ideal”, uma obra sobre alimentação, escrito em parceria com a nutricionista Desire Coelho.

 

Comentários

Mais vistos