REDES

Novo portal permite a emissão gratuita de NF-e por empresas

Mais de 4 mil estabelecimentos de vários segmentos de micro, pequeno e médio portes no País têm recorrido ao portal www.notafiscalminas.com.br para suprir sua demanda de documentação fiscal eletrônica. O site abriga o sistema “NotafazFederaminas”, criado pela entidade de classe como opção de emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) pelas empresas.
 

O portal da Federaminas também viabiliza todas as demais soluções de documentos fiscais eletrônicos, para garantir segurança e, consequentemente, reduzir o eventual risco fiscal do empresário com as notas fiscais eletrônicas de entradas, por meio de informação obtida através do Distribuidor Fiscal Eletrônico (DF-e) e da Manifestação de Documentos (MD-e). 
 

Estão disponibilizadas no site da entidade as soluções Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Controle de Transporte Eletrônico (CT-e), Cupom Fiscal Eletrônico do Sistema Autenticador e Transmissor (CF-e-SAT), Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), DF-e + MD-e, documentação que precisa ser guardada por cinco anos a partir da data de emissão.
 

Para organizar e armazenar esses documentos em formato digital, o site oferece o sistema de gestão em nuvem, que, segundo o superintendente de Negócios da entidade, Ricardo Lacerda, garante segurança às empresas usuárias. Para implantar o serviço, a Federaminas estabeleceu parceria com a empresa Varitus Brasil, que desenvolveu programa específico com essa finalidade.
 

O serviço gratuito oferece as mesmas funcionalidades do sistema da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP), com a vantagem de os documentos fiscais poderem ser emitidos a partir de qualquer dispositivo, e de qualquer localidade.
 

Para se beneficiar do serviço, o empresário deve se cadastrar no site www.notafiscalminas.com.br ou procurar a associação comercial à qual se encontra filiado.