REDES

Mulheres em ação na Acita

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) realizou nesta semana (dia 4 de novembro) o primeiro encontro do Núcleo da Mulher Empreendedora, do Programa Empreender. O evento reuniu um grupo de mulheres que representa vários segmentos empresariais, com o objetivo de trocar experiências para buscar fortalecimento no mercado.


A reunião começou com a consultora do Empreender, Selma Duarte Cruz, apresentando a metodologia do programa, seus objetivos e os cases de sucesso de outros Núcleos que já estão realizando trabalhos em prol do desenvolvimento econômico e sustentável. Em seguida, as empreendedoras mostraram as demandas, de acordo com a experiência de cada uma.


Após discussão, foi definida uma linha de trabalho e quais os objetivos querem alcançar com o programa. O diferencial apresentado pelo Empreender é o envolvimento do empresário em todo o processo. Os problemas e soluções são identificados pelos participantes.


Ficou definido que o grupo irá se encontrar a cada 15 dias, com metas a serem cumpridas. “O Núcleo só funciona se as próprias participantes forem as protagonistas, com foco no resultado e com o trabalho conjunto. O associativismo tem a capacidade de transformar as pessoas e tornar o trabalho cada vez melhor”, explicou Selma.


Maria Lúcia Cunha, empresária e diretora da Acita, é uma defensora do Núcleo e acredita no sucesso do trabalho. “É a oportunidade que temos de trocar experiências e, a partir dessa troca, melhorar o nosso negócio”, garantiu a empresária.


O novo Núcleo formado pelo Empreender é uma ação da Câmara da Mulher Empreendedora, lançada pela Acita no dia 8 de março deste ano.


Programa Empreender


Em Itabira, o Programa Empreender teve início em fevereiro de 2016 com o trabalho desenvolvido por empresários do setor de bares, restaurantes e lanchonetes. Outros Núcleos formados pelo programa e que têm apresentado bons resultados são os Núcleos de Beleza e o de Turismo.


O Empreender é uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas) e Acita.