REDES

Lançamento do Festival de Línguas Caleidoscópio tem recepção de tunisianos na ACEOP

Aconteceu no dia 22, às 16 horas, no Salão Nobre da ACEOP, o lançamento do Festival de línguas Caleidoscópio, organizado pelo Núcleo de Educação do projeto Empreender.


O evento se iniciou com a apresentação do vídeo institucional sobre Ouro Preto, seguido das boas-vindas do diretor da ACEOP, Wanderson Martins (Coopvest), que explicou a importância do Empreender para o fomento de ações na área educacional e reiterou a representatividade da associação ao propor medidas que movimentem a economia de Ouro Preto.


Em seguida, a gestora da ACEOP, Ercília Rocha, apresentou a equipe, parabenizando os participantes do evento e a comitiva internacional com estudantes da Tunísia.
A professora tunisiana Mouna Jamouassifalou em nome de sua equipe, agradecendo a acolhida na cidade e reforçando a troca de culturas e experiências de ambos os países. Para ela “as artes são ferramentas essenciais para a liberdade de expressão”. Após a exibição de um vídeo sobre a Tunísia para os participantes, Mouana presenteou a Associação com uma escultura de uma oliveira, que representa uma das plantas características da Tunísia, sendo cultivadas naquelas terras desde 6 a.c. A ACEOP, por sua vez, retribuiu com um kit repleto de souvenirs ouropretanos.


Dona Ana Pimenta representou o prefeito municipal de Ouro Preto, Júlio Pimenta e a Secretaria Municipal de cultura foi representada por Maria Cristina Carvalho.
Houve apresentação do grupo de dança marianense “Entre no ritmo” e degustação de doces tunisianos. À noite, aconteceu na Casa da Ópera as peças “Os 3 porquinhos surdos” (realizada pela ASOP – Associação de surdos de Ouro Preto) e “Um país sem nome” (apresentada pelos tunisianos). As peças foram gratuitas com retirada de ingresso no local, 1 hora antes.


O Festival de línguas Caleidoscópio é organizado pelo Núcleo de Educação, com participação da Aliança Francesa, Number one, Coopvest, Superar, Fisk, com a colaboração do DEART, Circo da gente e  Prefeitura Municipal de Ouro Preto.


O  Empreender e o Núcleo de Educação

O Empreender é um projeto de fomento que propõe ações para diversos setores do empreendedorismo e o Núcleo de Educação tem como missão dar visibilidade e propor ações voltadas para o setor, em Ouro Preto. Atualmente, o Núcleo é o responsável pela organização do Festival de Línguas Caleidoscópio, que acontece entre 21 e 25 de agosto.

As reuniões são periódicas e qualquer empresário do ramo da educação (escola de idiomas, dança, cursos, pré-vestibular, entre outras) da cidade pode participar, bastando entrar em contato com Gabriella Pinheiro pelo 31-35511469 / 986480493 ou empreender@aceop.com.br.