REDES

Juiz de Fora é o cenário do Congresso da Federaminas

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO XXI CONGRESSO
CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO MÉRITO EMPRESARIAL 2018

Com o tema “Seja sua própria inspiração” o evento anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado chega a sua XXI edição com a participação do Vice-governador eleito por Minas Gerais.



Com o início nesta quinta-feira (22), as atividades do XXI Congresso da Federaminas seguem até o sábado, dia 24. O evento anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais acontece nas dependências do Hotel Trade, em Juiz de Fora.  De acordo com o empresário Emílio Parolini, presidente da Federaminas, o evento é realizado em cidades que reúnem os segmentos econômicos presentes nas mais variadas cidades espalhadas por todo o estado.  "Juiz de Fora é uma referência para a região, é um polo para diversos segmentos de mercado e representa muito bem o potencial empreendedor mineiro.", enfatiza Emílio.

  O Congresso reúne cerca de 500 empresários, representantes, lideranças e membros de associações comerciais espalhadas por municípios de todo o Estado de Minas Gerais. As atividades envolvem a exposição de serviços e produtos, tanto de empresas quanto de instituições e entidades. Tudo isso em meio a uma maratona de palestras, apresentações de projetos, de programas e dos respectivos resultados.  A apresentação do evento contou com os mágicos Henry Vargas e Klauss Duraes.

A satisfação do público, expressa já no primeiro dia de evento, revela que mais uma vez a Federaminas atendeu as expectativas e a realização do seu tradicional congresso não deixa nada a desejar.  No primeiro dia o destaque entre os palestrantes foi Paulo Storani, que conferiu uma palestra sobre como montar um time de colaboradores de sucesso. 

O 2º Encontro de Startups Sebrae também acontece simultaneamente ao Congresso da Federaminas e destaca a preocupação da Federação com o futuro. Futuro que começa agora com a apresentação de diversas ideias e projetos, sonhos que podem conquistar novos sonhadores e têm tudo para prosperarem.   Outro ponto alto do evento foi a apresentação dos resultados do projeto Pró Município, que reúne e incentiva a participação ativa da população na construção de uma sociedade mais justa e próspera.


Talk Show com o Vice-governador eleito Paulo Brant

 No início da noite de quinta feira (22), o vice governador eleito em Minas Gerais, Paulo Brant, compareceu ao evento e, diante as centenas de empresários vindos das mais variadas regiões do estado e foi sabatinado. As questões levantadas por empresários da Zona de Mata, revelou a preocupação do setor com a falta de investimentos em infraestrutura e também com a burocracia e, principalmente, com a alta carga tributária. Paulo Brant respondeu às questões destacando que as mudanças virão para fomentar o empreendedorismo no estado.   O Vice-governador eleito destacou a necessidade de mais atenção aos micro empreendedores, destacando a possibilidade de descomplicar. "Vamos simplificar a cobrança e fazer valer os repasses de verbas que cada região do estado tem direito", comentou Brant, que aposta na formulação de políticas de apoio junto com as lideranças da região. 

Descontração e irreverência encerram o primeiro dia do evento

Para fechar as atividades de um primeiro dia de maratona de palestras nada melhor que uma dose de diversão. E quem ficou por conta de arrancar risadas dos empresários foi o comediante Marcus Cirillo, um homem do campo. Bruto, parrudo, sistemático e cheio de personalidade. Com essas características ele já conquistou a região centro oeste de São Paulo e vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente após se destacar no Prêmio Multishow de Humor.

O segundo e terceiro dia do Congresso da Federaminas refletiu tudo que foi anunciado no primeiro dia do evento e envolveu os cerca de 500 empresários participantes em uma maratona de palestras e atividades voltadas para fomentar o empreendedorismo e incentivar o associativismo, ferramentas fundamentais para o desenvolvimento econômico.

 

Os representantes e associados das Associações Comerciais e Empresariais de diversos municípios mineiros tiveram a oportunidade de conhecer a fantástica e inspiradora trajetória de Robson Shiva, o fundador da rede China in Box. Em sua palestra, Shiva contou como um sonho pode se tornar realidade e como as escolhas são peças fundamentais para as coisas realmente aconteçam. Formado em odontologia, atuou na área por alguns anos sem nunca deixar de lado seu sonho de trazer para o Brasil um costume observou ser comum durante sua estadia nos Estados Unidos: consumir comida chinesa em caixinhas. Um costume inexistente no Brasil e que poderia ter (e teve) grande aceitação do mercado consumidor. Entretanto, não foi nada fácil a missão de popularização esse costume por aqui. Mas, mesmo assim ele nunca desistiu e hoje a China in Box é maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina.

 

Na sequência, foram apresentados os cases de sucesso de Associações Comerciais e Empresariais que se destacaram no ano por estimularem o associativismo. O primeiro case de sucesso apresentado foi o da Associação de Unaí, que tem como presidente Eliana Oliveira, que recebeu com grande humildade e gratidão o reconhecimento da Federaminas. Após receber a honraria, Eliana compartilhou as estratégias utilizadas para unir a classe empreendedora ao estimular a relação com a Federaminas, o poder público, lideranças locais, empresários e Sebrae. “Realizamos ações planejadas de acordo com as necessidades do comércio, para tanto ouvimos os empresários.”, destacou. Com isso o sucesso foi garantido: Do inicio de 2018 até novembro foram realizadas mais 400 reuniões e eventos, mais de 40 palestras e seminários e 10 cafés de relacionamento, o que rendeu 112 novos associados.

 

O segundo case de sucesso apresentado foi o da Associação de Pouso Alegre que se ergueu sobre 4 pilares básicos: um bom slogan: “Pouso Alegre – A capital dos bons negócios”; incentivo ao melhor atendimento ao público; desenvolvimento do turismo; desenvolvimento de empresas locais. Como extensão de tais medidas houve uma maior inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio de uma plataforma informatizada de novos talentos. Outra, dentre as várias consequências positivas, foi a criação de novos núcleos setoriais e o fortalecimento dos já existentes. Fato é que a junção de todo esse esforço trouxe mais capacitação e promoveu um impressionante fortalecimento do associativismo no município.

 

Após a apresentação desses dois cases de sucesso foi a vez dos representantes da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ocuparem o palco do salão de eventos do Trade Hotel em Juiz de Fora. A apresentação focou nas novas possibilidades e na otimização das relações de comercio internacionais.

 

O empenho da Federaminas contra a carga tributária também teve destaque durante o evento com a palestra do advogado Marcelo Jabour Rios que foi seguida pelo espaço para as mulheres empreendedoras.

 

Federaminas Mulher: Quando o palco do evento ficou exclusivamente para as mulheres empreendedoras, que já vinham se destacando no evento ao lado dos homens, foi um momento da Câmara da Mulher Empreendedora, quando elas são reconhecidas por seus esforços e homenageadas pela Federaminas, representada pela presidente da Federaminas Mulher, Yeda Fernal, e pelo presidente Emilio Parolini.