REDES

I Encontro de Presidentes de Regionais da Federaminas alcança resultados positivos

A firme posição manifestada pela Federaminas em defesa da implantação da nova unidade da Aracruz Celulose em Governador Valadares, do equacionamento do conflito de interesses que dificulta a instalação de fábrica da Ambev em Sete Lagoas e contra a instituição da Contribuição Social para a Saúde (CSS) foi apontada pelo presidente Wander Luis Silva como exemplo de ação objetiva tomada pela entidade nos primeiros meses da gestão 2008/2009.
 
 
Essa avaliação foi feita durante o I Encontro de Presidentes de Regionais da Federaminas, realizado no dia 26 de junho. Diante dos resultados do evento, Wander Silva anunciou que pelo menos duas vezes por ano os dirigentes das regionais vão se reunir para análise da realidade desses órgãos e definição de medidas que concorram para fortalecer a integração entre a Federação e as Associações Comerciais do Estado.
 
 
Na ocasião, o presidente Wander Silva descreveu a série de visitas que tem feito a federadas em várias regiões do Estado e também conclamou os presidentes de Regionais a mobilizarem as entidades para dois eventos já programados pela Federaminas, o I Encontro de Executivos de ACEs, em 25 e 26 de julho, e o XI Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais, em 27 e 28 de novembro, ambos na capital mineira. Anunciou, ainda, que pretende, em promoção conjunta com o Sebrae Minas, realizar encontros com as 22 Regionais, a cada 15 dias, iniciativa que considera importante para a efetiva integração do Sistema..
 
 
Entre os projetos implementados pela nova diretoria, o presidente realçou o da Escola de Talentos, que viabiliza palestras de interesse empresarial para as federadas e que atendeu a 45 cidades mineiras a partir de março, reunindo milhares de participantes. Também informou a assinatura recente de convênios com o Sebrae Minas para desenvolver o Programa Capacitar e o Programa de Capacitação Empreendedora, que vão atender a diversas ACEs.
 
 
Na primeira parte do encontro, o diretor-tesoureiro Marcelo Valadares Couto apresentou relatório financeiro dos primeiros cinco meses da gestão 2008/09. Descreveu, então, os esforços que a diretoria vem fazendo para aumentar a receita e reduzir os custos operacionais, bem como para combater a inadimplência de mensalidades. Por sua vez, o vice-presidente Financeiro, Emílio César Parolini, apontou como imperativa a mobilização das Regionais juntos às ACEs de sua base objetivando fortalecer a Federaminas e destacou o propósito da direção da entidade de trabalhar com plena transparência.
 
 
Ações – Durante o encontro, presidentes falaram de ações de sucesso executadas pelas suas Regionais e que, segundo eles, concorrem para fortalecer o nome da Federaminas no Estado. Francisco José L’Abbate Neto, da Regional Centro (Sete Lagoas), mostrou gestões para obras nas BRs-l35 e 040, contra a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), visando a viabilizar a instalação da Ambev e de outros empreendimentos industriais naquele município, pleitos que vêm tendo resultados práticos graças à interferência da Federação.
 
 
Na Regional Sul, o presidente Antônio Cirilo Tavares disse que os trabalhos vêm se desenvolvendo através de reuniões das ACEs a cada dois meses. A Regional Vale do Rio Doce (Governador Valadares), segundo o presidente Edmilson Soares dos Santos, está realizando reuniões em cidades diferentes para motivar a participação das federadas de sua base. O sucesso que a Regional Norte (Montes Claros) obtém com a Fenics – Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços motivou o presidente Geraldo Eustáquio Andrade Drumond a sugerir às demais Regionais promoverem evento semelhante. Ele convidou todos a participarem da próxima reunião de sua Regional, em 8 de agosto, a ocorrer durante a Fenics, que acontece de 6 a 10 desse mês.
 
 
Serviços – Na parte de exposição de serviços da Federaminas, o coordenador Júlio Carlos descreveu as ações do Programa Escola de Talentos, que viabiliza diversificado banco de palestrantes para as federadas.
 
 
Presentes ao encontro, o coordenador do Serviço Integrado de Informação da Federação das ACs de São Paulo – Facesp/Renic, João Martinez Vargas, e o representante da Sophus Tecnologia, Francisco Carlos Ometto, prestaram informações sobre a proposta de implantação de novo software de gestão de serviços de proteção ao crédito para atender às ACEs mineiras, tanto às ligadas à Renic quanto às integrantes da RMPC - Rede Mineira de Proteção ao Crédito.
 
 
Participaram do I Encontro os presidentes das Regionais Metropolitana (BH), Charles Lotfi, Alto Jequitinhonha (Diamantina), Juscelino Brasiliano Roque, Alto Paranaíba (Patos de Minas) representada por Emílio Parolini, Centro (Sete Lagoas), Francisco José L’Abbate Neto, Confins (Lagoa Santa), Ângelo Augusto Couto, Médio Piracicaba (Alvinópolis), Wellington M. de Figueiredo, Noroeste (Unaí), Harley Guimarães Gaia, Norte (Montes Claros), Geraldo Eustáquio Drumond, Sul (Pouso Alegre), Antônio Cirilo Tavares, Vale do Aço (Ipatinga), Wander Luis Silva, Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Edmilson Soares dos Santos, Vale do Rio Doce II (Caratinga), Geraldo Gabriel de Mello Filho.
 
 
Como convidados, compareceram os presidentes das ACs de Contagem -Marco Aurélio Moreira, Manhumirim – George Bracks Júnior, e Ouro Branco - Cícero Braga Neto, além de Dário Rodrigues Caixeta (AC Patos de Minas), Tiago F. Campos (AC Ouro Branco) e Márcio Lúcio (AC Pouso Alegre).