REDES

FUNDADO O OBSERVATÓRIO SOCIAL EM DIVINÓPOLIS

Na última quinta-feira (10), foi realizada a assembleia de fundação do Observatório Social do Brasil – Divinópolis-MG (OSB/Divinópolis-MG), no Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis, com a presença de cidadãos, profissionais liberais e imprensa. Durante a assembleia, foram eleitos por unanimidade os membros dos conselhos administrativo, fiscal e consultivo, conforme quadro abaixo.

O observatório social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública, segundo o sítio do Observatório Social do Brasil.

É formado por advogados, contadores, empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

O OSB/Divinópolis-MG faz parte de uma rede coordenada pelo Observatório Social do Brasil, que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos observatórios sociais, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

Atualmente, a Rede Observatório Social do Brasil está presente em mais de 100 cidades, em 19 estados brasileiros. Conta com cerca de três mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social.

Conforme dados de janeiro deste ano, estima-se que, de 2013 a 2016, com a contribuição de voluntários, houve uma economia de mais de um bilhão e meio de reais para os cofres municipais. E, a cada ano, mais de trezentos milhões de reais do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

A Acid apoiará o OSB/Divinópolis-MG em suas ações, pois considera que a nova cultura deva ser disseminada: a da participação do cidadão de olho no dinheiro público. A diretora executiva da Acid, Glaura Figueirêdo, foi eleita como secretária do Conselho Consultivo.

Segundo o presidente da Acid, Léo Gabriel, inaugurou-se um novo momento para Divinópolis. “O OSB/Divinópolis deve ser, acima de tudo, um instrumento de cidadania que colaborará com o desenvolvimento de Divinópolis, uma vez que a gestão pública ganhará um aliado. Não se trata somente de fiscalizar, mas de atuar pela busca da eficiência da gestão pública, da transparência e do controle social na aplicação dos recursos.”, afirma Leo Gabriel.

O OSB/Divinópolis estará aberto para novos associados desde “que não tenham vinculação ou comprometimento político-partidário, nem subordinação a órgão público observado, e que venham a contribuir para a consecução da missão do OSB-Divinópolis”.´

Está marcada para 19 de setembro, em local a ser divulgado, a solenidade de lançamento com a presença do presidente do Observatório Social do Brasil, Sr. Ney da Nóbrega Ribas.

MEMBROS DO OSB/DIVINÓPOLIS-MG ELEITOS EM ASSEMBLEIA

 

CONSELHO ADMINISTRATIVO

CARGO

NOME

Presidente

Sérgio Dias Bebiano

Vice-presidente para Assuntos Jurídicos

Sergio Eustáquio Ribeiro Martins

Vice-presidente para Assuntos Financeiros

Eder Lúcio Azevedo

Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Relacionamentos

Marcus Vinicius Batista

Vice-presidente para Assuntos de Controle Social, Metodologia e Produtos

Marcos Braga Rodarte

Vice-presidente para Assuntos Operacionais e Administrativos

Wander Luiz Pio De Sena 

Vice-presidente para Captação de Recursos

Alexandre Galvão Barros

CONSELHO FISCAL

CARGO

NOME

Membro titular

Celso Gomes Neto

Membro titular

Juliano Toledo Santos

Membro suplente

Viviane Cristina de Azevedo

Membro suplente

Túlio César Silva

CONSELHO CONSULTIVO

CARGO

NOME

Presidente

Jomar Teodoro Gontijo

Vice-presidente

Paula Carolina Nunes Perdigão

Secretária

Glaura Figueirêdo