REDES

Federaminas em reunião da Comissão Europeia no Peru

A Federaminas integrou delegação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) que participou em Lima, no Peru, de encontro do programa Al-Invest 5.0, da Comissão Europeia, destinado à troca de experiências entre executivos de vários países da Europa e América Latina. O evento ocorreu no período de 13 a 17 de março e contou com cursos sobre inovação, networking, como administrar a mudança de gestão em entidades, fidelização e captação de sócios, lobby entre organizações privadas e públicas.
 

Projeto de cooperação internacional da Comissão Europeia na América Latina, o Al-Invest conta com recursos de l,6 milhão de euros para promover o desenvolvimento e a melhoria da competitividade  das empresas que integram núcleos do Programa Empreender nas associações comerciais vinculadas à CACB.
 

O objetivo do Al-Invest é promover a internacionalização e alavancar a produtividade de dezenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas (MPEs) latino-americanas. De sua parte, a CACB foi contemplada pelo programa com um consórcio para o desenvolvimento de federações e associações comerciais no País.
 

Conforme o representante da Federaminas no encontro no Peru, Ciro  Pereira, responsável pelo setor de missões internacionais da entidade, o evento foi do Al-Invest Academy 5.0, que objetiva desenvolver profissionais com funções estratégicas em suas organizações. Em reuniões B2B, além de estreitar relacionamentos  e identificar e intercambiar subsídios de práticas em cada país, os participantes avaliaram como colocar em prática técnicas trabalhadas e aprendidas em conjunto no encontro.
 

Além de Peru e Brasil, estiveram presentes na reunião do Al-Invest executivos de Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A delegação brasileira foi constituída de nove representantes de federações estaduais de associações comerciais, além do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria.