REDES

Federaminas difunde projeto de educação financeira em MG

O consumo consciente e a prevenção do endividamento são alguns dos principais conceitos do projeto de educação financeira que a Federaminas dissemina pelo Estado. Levado a 12 municípios no primeiro semestre deste ano, o programa obteve ampla repercussão, especialmente em segmentos formadores de opinião, como de empresários, políticos, instituições de ensino e de âmbito social, que absorveram a proposta e se dispuseram a amplificá-la em suas comunidades.


O projeto foi levado a Santos Dumont, Virgem da Lapa, Cássia, Passos, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas, Muzambinho, Dores de Campos, Três Corações, Sacramento, Montes Claros e Divinópolis, em diferentes regiões, por intermédio da palestra “Inteligência financeira e o ciclo da prosperidade”. O tema foi abordado pelos educadores financeiros e coaches Luscimeia Reis e Anderson Gonçalves em capacitação através do programa Associa-Minas, que a Federaminas realiza em parceria com o Sebrae-MG.
 

“O objetivo da educação financeira é desenvolver hábitos de consumo consciente, despertando nas pessoas um empoderamento financeiro que promova reflexões sobre suas necessidades e desejos. Isto como forma de criar autorresponsabilidade em relação as suas escolhas diárias que impactam diretamente nos seus resultados e na realização de seus sonhos”, explica Luscimeia Reis.
 

Ela acrescenta que estar endividado pode gerar um impacto negativo para a atuação dos profissionais dentro das empresas. Nessas situações é muito comum que os funcionários apresentem problemas físicos e emocionais como depressão, ansiedade e baixa autoestima, levando a um aumento do índice de afastamento e de rendimento abaixo do normal. O projeto de educação financeira, que se baseia na metodologia DSOP, concebida a partir de uma abordagem comportamental em relação ao tema finanças, concorre para auxiliar esses colaboradores a desenvolverem atitudes, costumes e hábitos que lhes proporcionem vida mais equilibrada e sustentável.


Neste segundo semestre, o programa vai ser difundido em nove outros municípios do Estado - Carmo do Cajuru, Turmalina, Porteirinha, Pedro Leopoldo, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Viçosa, Piumhi e João Monlevade. Agora, por meio do projeto “Federaminas Mais”, que a entidade desenvolve em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. Segundo ela,  na primeira etapa o projeto concorreu para impactar   mais de 1 mil pessoas com conceitos que contribuem para o planejamento financeiro pessoal e familiar nas diferentes fases da vida.
 

A partir de setembro, a Federaminas realiza palestras sobre esse tema em sua sede, na avenida Afonso Pena, 726, 15º andar, Centro, em Belo Horizonte. Inscrições com Cidinha ou Val, pelo telefone (31) 3078-7000 ou e-mail federaminas@federaminas.com.br