REDES

Federaminas capacita 10 mil pessoas via videoconferência

O programa de capacitação de empresários e empregados desenvolvido pela Federaminas experimentou um significativo salto em seus resultados com a adoção da ferramenta da videoconferência em seus treinamentos, em substituição ao modelo presencial. Essa mudança concorreu para que, em pouco mais de um ano, aproximadamente 10 mil pessoas tenham sido treinadas sobre diversos temas relacionados com a gestão tanto de associações comerciais quanto de empresas.
 

De acordo com o coordenador da TV Federaminas, Ricardo Lacerda, no período foram realizados mais de 50 videotreinamentos, focalizando temas de importância para o meio empresarial, como, entre outros, reforma trabalhista, formação de preços, segredo do sucesso, comunicação para vendas, gestão estratégica de negócios, soluções extrajudiciais de conflitos, educação financeira, gestão integrada de documentos, regularização de créditos tributários.
 

Ele explica que as videoconferências ficam armazenadas no site da TV Federaminas e, portanto, contribuem para um processo de capacitação continuada, ampliando indeterminadamente o leque de pessoas beneficiadas com os treinamentos.
 

Lacerda diz que a alternativa da capacitação utilizando a tecnologia  gera diversos benefícios para as associações comerciais mineiras, inclusive por dispensar o deslocamento de dirigentes e funcionários até a sede da federação, em Belo Horizonte, o que reduz gasto de tempo e de recursos financeiros. O novo modelo, segundo ele, permitiu nesse período uma economia de cerca de R$ 2 milhões para as entidades do Sistema Federaminas.
 

A capacitação é um dos pilares da gestão do presidente Emílio Parolini. Ele sustenta que, para alcançar um alto nível de sustentabilidade e resultados, deve-se investir cada vez mais em capacitação. Esta é justamente a função da TV Federaminas, ou seja, levar até o empresário informação qualificada, cursos, treinamentos e ações voltadas para o desenvolvimento das associações comerciais mineiras de forma acessível e rápida.
 

Diante dos resultados positivos, o programa de capacitação on-line da Federaminas tem prosseguimento, com ampliação do número de treinamentos e maior diversificação dos temas focalizados, sempre voltados para atender o dia a dia de empresas e empresários.