REDES

Federaminas, a primeira entidade empresarial a apoiar a campanha

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) é a primeira entidade empresarial do País a manifestar apoio à campanha Unidos Contra a Corrupção, uma iniciativa criada pela Transparência Internacional e que propõe 70 novas medidas de combate a esse grave problema no Brasil.

Elaborado por cerca de 200 especialistas e apoiado pelo Observatório Social do Brasil, esse pacote propõe, entre outras medidas, melhorias nos critérios para indicação dos membros do Supremo Tribunal Federal (STF), redução para apenas 16 do número de pessoas com foro privilegiado, extensão da ficha limpa a todos os funcionários públicos, exigência de transparência e democracia nos partidos políticos, necessidade de política de integridade nas maiores empresas.  

O pacote defende, ainda, a exigência de três princípios básicos aos candidatos a cargos eletivos - passado limpo; compromisso com a democracia; apoio às 70 medidas contra a corrupção. A partir de 15 de agosto, todos os que atendam a esses princípios terão suas fotos postadas no site da campanha.

A decisão da Federaminas de apoiar esse importante movimento repercute nacionalmente, tendo recebido elogios inclusive do procurador da República Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa Lava Jato. Ele sustenta que é fundamental a participação dos cidadãos nesse esforço, pois a sociedade deve ser a construtora das mudanças corretivas para acabar com a corrupção no País. E sugere  que cada pessoa assuma o compromisso de divulgar para outras três os objetivos da campanha Unidos Contra a Corrupção.  

A iniciativa da Federaminas visa a formar dentro do seu sistema uma "corrente do bem" mobilizada para combater a corrupção, um dos mais graves problemas que entravam o desenvolvimento do País. A união de todas as associações comerciais mineiras certamente concorrerá para a construção de uma 'sociedade cidadã'.   Com esse propósito, as ACEs estão sendo convidadas a se integrar na corrente democrática de luta contra a corrupção no Brasil, liderando os diversos segmentos do município em um esforço conjunto para disseminar na comunidade a campanha Unidos Contra a Corrupção. Para fortalecer ainda mais o movimento a Federaminas sugere que as entidades realizem ações envolvendo a sociedade civil e lideranças locais, como, por exemplo, palestras, cafés empresariais, divulgação através da mídia, redes sociais, distribuição de panfletos, entre outras iniciativas.  

Acesse: http://www.federaminas.com.br/projetos/unidos-contra-a-corrupcao