Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Entidades do CDE dão início a semana do Meio Ambiente

03 de junho de 2019 - 15:04

Entidades do CDE dão início a semana do Meio Ambiente

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, entidades do CDE – ACE Itaúna, CDL Itaúna, Sindicomércio, Sicoob Centro Oeste, Sindimei e Aconita, deram início nesta segunda-feira (03/06), à Semana do Meio Ambiente. A proposta é realizar através de esquete teatral, com a CIA Descarga da Comédia, uma semana de incentivo à Preservação ao Meio Ambiente, conscientizando alunos de escolas municipais de Itaúna, quanto a importância de atitudes assertivas.

Com o título “Cadê o verde que estava aqui?”, o enredo do teatro foi bem claro e preciso, ilustrando a situação onde duas crianças, JB e Pedro, que precisam entregar um trabalho sobre “Preservação Ambiental” na escola, conversam entre si sobre a necessidade da preservação e cuidado com o meio ambiente. Pedro não acredita que é necessário preservar o meio ambiente, e começa a degradar o cenário florido, fazendo com que ele fique completamente diferente do cenário inicial. Na cena, de forma lúdica, surge a Mãe Natureza, que conversa com o aluno e o convence que é sim importante cada um fazer sua parte, ajudando a manter o verde preservado.

Após plantar a mensagem em cada um, para finalizar, a Mãe Natureza entrega sementes para que haja um reflorestamento de onde foi poluído-destruído, e essas sementes são entregues a cada criança particularmente. Ao final da ação, representando as entidades do CDE, Wesley Júnior, coordenador de Comunicação, entrega as diretoras das escolas, uma muda de lírio, para plantio no jardim da escola e cultivo pelos próprios alunos.

A primeira escola a receber a ação, foi a Escola Municipal Eduardo Gomes, localizada na Zona Rural Brejo Alegre, com cerca de 32 alunos. Houve envolvimento e empatia das crianças logo de início, que entenderam bem o principal enredo e motivo do teatro. Empolgados, pode-se perceber no sorriso de cada um a alegria em receber algo para ajudar à Preservação Ambiental, assim como os participantes descreveram no teatro. Logo em seguida, foi a vez da Escola Municipal Dolores Nogueira Penido, localizada na Zona Rural São José de Pedras, com aproximadamente 54 alunos, onde houve uma interação bem espontânea de cada um que esteve presente. O alunos logo absorveram a mensagem, interagindo muitas vezes com os artistas.

Ao longo da semana, até o dia 07/06, quatro escolas municipais e uma creche, serão visitadas, totalizando cerca de 1.300 alunos envolvidos nesta ação, sendo elas: Escola Municipal João Luiz de Sousa, Creche Municipal Custódio Emídio, Escola Municipal Dona Cota, Escola Municipal Dr. Lincoln e Escola Municipal Augusto Gonçalves.

Comentários

Mais vistos