REDES

Empresários do interior do Estado



A capacitação de empresários de micro e pequenas empresas, que formam a maioria do núcleo representado pelas Associações Comerciais mineiras, é um dos projetos prioritários da nova administração da Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais). Para o presidente Wander Luis Silva, dentro de um contexto de acirrada concorrência no mundo dos negócios, faz-se indispensável a atualização e otimização de conhecimentos do empresariado acerca de técnicas modernas de gerenciamento, novas tecnologias, etc. 

Com o objetivo de suprir com eficiente capacitação os empresários filiados às cerca de 400 Associações Comerciais que constituem o Sistema Federaminas, e que se localizam em todas as regiões do Estado, a entidade criou como um de seus departamentos a Escola de Talentos. Trata-se de um banco de palestrantes de comprovada experiência e que irão promover, nos diversos municípios, o treinamento de empresários e funcionários das empresas, através de palestras, cursos e seminários sobre temas relacionados com o dia-a-dia das empresas. 

Receptividade - A iniciativa da Federaminas encontra a melhor ressonância no âmbito das Associações Comerciais, tanto que já é expressiva a programação de eventos, abrangendo temas de maior interesse indicados pelos empresários em diversos municípios mineiros. 

O programa foi aberto em março pelo administrador de empresas J.R.Cajaíba, com as palestras “O sucesso da nossa equipe é o nosso sucesso” e “Os erros que nós cometemos e nossos clientes odeiam”, realizadas em Itaú de Minas e Piumhi. Agora, estão sendo estendidas a empresários de Alvinópolis, Sabará, Pedro Leopoldo, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, Martinho Campos, Monte Alegre de Minas, Lagoa da Prata, Carmo Paranaíba, Paracatu, Sacramento, Prata, Tupaciguara e Bambuí. 

Interessados em temas focalizando a área de vendas, empresários de Timóteo, Ipatinga, Guanhães e São Gotardo recebem neste mês capacitação através do especialista potiguar Jussier Ramalho, com a palestra “Você é a sua melhor marca”. 

Combate à inadimplência é o tema prioritário para empresários no Vale do Jequitinhonha. Para capacitá-los, o economista Moacir Muzzi visita durante os próximos dois meses os municípios de Pedra Azul, Medina, Joaíma, Itaobim, Jequitinhonha, Lagoa da Prata, Araçuaí, Turmalina, Minas Novas, Capelinha, Angelândia e Itamarandiba.