Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Criação de conselho alavanca o Pró-Município em Janaúba

03 de janeiro de 2018 - 15:53

 

Como resultado de oito meses de articulações e trabalho em torno da implantação do projeto Pró-Município, Janaúba celebra a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) em reunião no auditório da Associação Comercial de Janaúba (Acijan) no dia 20 de dezembro, com a presença de autoridades e lideranças do município. Na ocasião, foi eleita a Mesa Diretora para o primeiro mandato do Codem, que tem Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior como presidente, Walace Geraldo de Almeida Filho como vice-presidente e Dênio Pinheiro de Carvalho como secretário.

O Codem tem formação triparte, composta por 18 conselheiros, sendo seis representantes do Poder Público municipal, seis  da sociedade civil, seis dos setores produtivos e pelo prefeito. O objetivo do órgão é formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento de Janaúba, promovendo o crescimento econômico sustentável mediante a articulação da sociedade organizada e dos poderes constituídos.

A criação do Codem é o ponto central do Pró-Município, programa realizado pela Federaminas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e   inspirado em projetos semelhantes executados nas cidades de  Essen, na Alemanha, e Medelin, na Colômbia. Ele direciona-se ao  levantamento das necessidades e objetivos da sociedade para a formulação de um amplo planejamento que deverá balizar as ações dos gestores públicos, de modo que a alternância no Executivo e outros fatores políticos não desviem o município da rota de desenvolvimento traçada pelo conselho.
Voltado para o desenvolvimento local, o Pró-Município contempla quase 30 cidades no Estado e foi apresentado à Acijan pelo presidente da Federaminas, Emílio Parolini, por ocasião das festividades dos 30 anos da entidade, quando foi acolhido pelo Executivo e o Legislativo e toda a sociedade civil organizada, que se empenharam para tornar o projeto uma realidade em Janaúba. De imediato, a Acijan começou a organizar a implantação do programa, e logo vieram as primeiras reuniões de mobilização, consultorias, levantamento de dados para o diagnóstico do município e várias outras ações que foram realizadas até a aprovação da Lei n° 2.239/17, que criou o Codem. Durante esse período, o presidente da Acijan, Wilhiam Sérgio –  juntamente com alguns conselheiros da entidade, o prefeito Isaildon Mendes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Zacarias Nascimento, o presidente da Câmara Municipal, Adauri Cordeiro, e demais lideranças -, realizou visita técnica à cidade de Maringá, no Paraná, modelo de gestão participativa no Brasil, além de  comparecer ao 1º Fórum Internacional do Pró-Município, realizado pela Federaminas em Araxá.
“Demos um passo importante para o progresso de Janaúba. O desafio é muito grande a partir de agora, mas há expectativa enorme na atuação do Codem, uma vez que nos municípios onde foi implantado órgão semelhante os resultados foram surpreendentes. Precisamos da participação e do entusiasmo de toda a sociedade”, diz o vice-presidente Walace Geraldo de Almeida Filho. Na visão do presidente do Codem, Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior, Janaúba será outra após o Codem.
Para o presidente da Acijan, Wilhiam Sérgio, trata-se de acontecimento importante e que, certamente, é o maior em nível de participação civil junto ao Executivo da história de Janaúba. “Onde o conselho é instalado e funciona bem, a cidade se transforma. Daqui a 30 anos, as gerações futuras vão saber que Janaúba avançou porque um prefeito permitiu, abrindo as portas de sua gestão, e um grupo de empresários iniciou o projeto para implantação desse órgão”, disse ele, para arrematar:
“A Acijan agradece à Federaminas por ter incluído Janaúba no Pró-Município, ao prefeito Isaildon Mendes por sua adesão ao programa, ao secretário Zacarias Nascimento pelo empenho, à Câmara Municipal pelo apoio e incentivo, aos organismos da sociedade civil pela participação decisiva, e a todos que de alguma forma estão envolvidos nesse projeto tão importante para o desenvolvimento da cidade.”

Comentários

Mais vistos