REDES

Congresso Federaminas termina com grande festa

O XIX Congresso Federaminas – Criar é Preciso foi encerrado nesse sábado, dia 12 de novembro, com a grande festa do Mérito Empresarial. Cerca de 800 pessoas de 88 Associações Comerciais de Minas Gerais estiveram presentes no salão de festas do Actuall Convention Hotel, em Contagem, onde Congresso e Mérito foram realizados. Empresários de cada uma dessas cidades foram homenageados, bem como gestores públicos que se destacaram durante o ano de 2016.



Ao som do cavaquinho, o premiado músico mineiro Warley Henrique Dalmasio tocou o hino nacional, abrindo a cerimônia. O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, em seu discurso de abertura, ressaltou como foi bom ter participado dos três dias do Congresso Federaminas e de todo o aprendizado que ele trouxe. “Esperamos que todos que estiveram aqui possam estar com as energias renovadas, para poder levar muita inspiração para sua Associação Comercial”.



Emílio Parolini destacou também o atual momento econômico, que exige enormes esforços da nação brasileira e principalmente das Associações Comerciais. “À classe empresarial compete fornecer contribuição redobrada, para que faça o papel de agente promotor do desenvolvimento social e econômico, na medida em que gera empregos e produz riquezas. Nessa ocasião em que homenageamos empresários que são para nós um exemplo, a Federaminas se empenha e faz sua parte para a recondução do país aos trilhos do progresso”.



As autoridades presentes comentaram a importância da solenidade. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem (ACIC), Egmar Pereira Panta, que sediou o Congresso Federaminas, comentou que o evento – Congresso e Mérito Empresarial - estava foi realizado no melhor centro de convenções do Estado de Minas Gerais – o Actuall Convention Hotel, e por isso estava muito satisfeito. “Percebemos que o trabalho que o presidente Emílio vem desenvolvendo é um trabalho sério. Ele vem sempre trazendo coisas bem feitas. E coisas sérias e bem feitas queremos para nosso município sempre. Percebemos que o associativismo é a melhor maneira de conduzir os negócios e a economia para um patamar melhor, por isso estamos juntos com a Federaminas”, declarou.



George Teixeira Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), destacou a importância da Federaminas no contexto nacional. “Esse é um dos eventos mais importantes do ano para os empresários de Minas Gerais. A festa da Federaminas reúne boa parte do empresariado mineiro e suas quase 300 associações comerciais que hoje estão aqui representadas através dos principais empresários de suas cidades. Uma das mais importantes federações de associações comerciais brasileiras é a Federaminas. Destaco o trabalho do presidente da Federaminas, Emílio Parolini, que também é de nossa diretoria, que tem sido muito positivo”, disse George.



O diretor técnico do Sebrae Minas, Anderson Cabido, representando Olavo Machado Junior, presidente do Sebrae Minas e da Fiemg, um dos homenageados, falou sobre a importância da parceria entre Sebrae e Federaminas. “A Federaminas é uma parceira prioritária do Sebrae. Fazemos muitas coisas juntos. Se não fosse a Federaminas teríamos dificuldades em alcançar os pequenos negócios que estão espalhados pelo Estado de Minas Gerais. A capilaridade e a força da Federaminas nos ajuda bastante nesse alcance do empresário do interior. E temos acompanhado nos últimos anos o processo de crescimento e amadurecimento da Federaminas. Então ficamos muito felizes de participar dessa celebração e poder comemorar essas conquistas”, ressaltou Anderson Cabido.



Marco Antonio Castello Branco, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e um dos homenageados do evento, afirmou: “É muito importante celebrar o encontro das Associações Comerciais, que são entidades empresariais com uma grande penetração em Minas Gerais, congregam muitos e muitos empresários, e toda oportunidade que temos de demonstrar no nosso apreço é muito importante. Estou hoje sendo lisonjeado com uma homenagem imerecida”. Ele ressaltou também a importância da parceria com a Federaminas e outras entidades na criação dos voos para as cidades do interior, principalmente o último lançamento: o voo para Araxá. “Emílio (Parolini) foi um parceiro que lutou muito pra gente colocar o voo para Araxá, que começou esta semana. Espero que tenhamos sucesso”.


Aloísio José de Vasconcelos Barbosa, que é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), comenta sobre a significativa missão de conduzir a mais antiga Associação Comercial de Minas Gerais, que tem 120 anos: “É uma responsabilidade muito grande. Temos muito orgulho desses 120 anos de nossa associação comercial. Eu diria que são incontáveis as conquistas e contribuições que a entidade deu ao longo dos anos para a classe empresarial e para o desenvolvimento regional. Estamos muito felizes de estarmos sendo reconhecidos nesse evento pela Federaminas e participando desse momento brilhante”, concluiu.



Lindolfo Paoliello, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), comentou sobre o estreito relacionamento entre Federaminas e ACMinas. “A Federaminas nos permite a interlocução com o interior do Estado, com o Sudeste brasileiro por meio da Frente Sudeste de Associações Comerciais, criada por inspiração da ACMinas, juntamente com Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, somando 54% do Produto Interno Bruto (PIB). Então, entendemos que a interlocução das lideranças e esse encontro anual promovido pela Federaminas é fundamental para alimentar essa articulação”.



Frank Sinatra Santos Chaves, presidente da CDL Contagem e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais, também esteve no evento e ressaltou a importância do trabalho conjunto das Associações Comerciais e CDLs. “Estou vendo a casa cheia, isso mostra o prestígio que tem a Federaminas. E ressalto também a importância desse laço estreito que temos entre FCDL e Federaminas. O Emílio tem feito um ótimo trabalho nesse tempo da gestão dele, unido muito nossa comunicação entre FCDL e Federaminas, com seriedade e uma parceria muito ampla. Inclusive muitas casas – associações comerciais e CDLs – funcionam juntas no interior, com bastante harmonia, cada uma fazendo seu papel, mas sempre respeitando o espaço de cada uma”, comentou.



Marcello Abi-Saber, da secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte, representando o prefeito Márcio Lacerda, que foi homenageado mas não compareceu porque estava participando em Marrakesh, no Marrocos, da 22.ª Conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP22), elogiou a Federaminas: “a entidade faz importante papel ao colocar em discussão os principais temas de interesse das associações comerciais e seus empresários”.