Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Congresso da Federaminas em Araxá reúne 500 empresários

04 de dezembro de 2017 - 16:15

Palestras de figuras de destaque no cenário nacional, dinâmicas  e apresentações artísticas constituíram o XX Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que a Federaminas realizou no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba, com a participação de cerca de 500 empresários, de 73 municípios. Sob o tema geral “Gestão saudável – Cuidando de você e do seu negócio!”, o evento ocorreu no período de 23 a 26 de novembro.

O congresso foi aberto pelo presidente da Federaminas, Emílio Parolini, e teve como primeiro palestrante o médico e nutrólogo Frederico Porto, especializado em treinamentos para o meio empresarial.  Ele abordou o tema “Qualidade de vida produtiva – o executivo como um atleta corporativo”, enfocando questões simples, mas que prejudicam a saúde e, consequentemente, o rendimento no trabalho.

A palestra seguinte foi do reverendo Roberto Brasileiro, que tratou de  “Saúde espiritual” e falou sobre a importância da crença e da prática da religiosidade para se manter e retomar forças para encarar os desafios do cotidiano empreendedor.

Na palestra “Qualidade de vida”, o professor de Educação Física Márcio Atalla ressaltou que o meio ambiente é fundamental para o estilo de vida. Ele remontou à evolução da espécie humana para mostrar que o ser é adaptado para o movimento, interna e externamente. Aquele que não conseguiu se movimentar não sobreviveu ao processo evolutivo”, sustentou o profissional.

O administrador de Marketing Alexandre Corrêa Lima, em sua palestra “Felicidade dá lucro!”, sustentou que, a despeito de a cultura ocidental estar impregnada da ideia do trabalho como castigo, este  não é um entendimento filosoficamente correto. Atribuiu o conforto da vida moderna ao trabalho, e apontou a necessidade de que a liderança reconheça o desempenho dos seus colaboradores, incentivando-os à continuidade do bom trabalho. Conforme acentuou, “não se pode separar o trabalho da felicidade”.

“Na medida do possível” foi a palestra do jornalista Fernando Rocha, apresentador do programa Bem-Estar da Rede Globo. A sua fala, na qual destacou a importância de se estar bem consigo para explorar ao máximo o próprio potencial, girou em torno de experiências de superação pessoais em um processo de emagrecimento acompanhado por telespectadores espalhados pelo País. Ele também discorreu sobre sua presença no quadro “Dança dos Famosos”, na mesma emissora, e em um projeto de dança voltado para trabalhar a depressão dos participantes.

Ao sustentar que o País não está vivendo a pior crise da sua história, como se apregoa, porque já superou outras mais graves, o consultor de varejo Fred Rocha afirmou que o setor comercial, por exemplo, passa por uma crise de percepção de que não se pode mais fazer comércio como antes.  Segundo ele, os clientes mudaram, estão muito mais informados e mais conscientes do que querem, contando, também, com opções mais práticas para consumirem.

“As pessoas que saiam de casa para comprar não saem mais. Elas usam a tecnologia para comprar de qualquer lugar do mundo. Os lojistas que abrem seus negócios para esperarem os clientes não vão recebê-los como antigamente. A cultura de compra mudou e quem não se readequar vai fechar seu comércio. Vivemos hoje a verdadeira revolução comercial. É uma nova era do comércio!”, ressaltou ele.

O congresso das ACEs teve ainda palestras do representante do Sebrae-MG em Araxá Alessandro Flávio Barbosa Chaves, sobre a importância das associações comerciais para o desenvolvimento econômico dos municípios; do diretor de Novos Negócios da Serasa Experian, Raphael Salmi, sobre os produtos da empresa; do consultor estratégico e psicólogo Eduardo Mesquita, sobre saúde para resultados; do diretor de Indústria da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), sobre as ações da empresa; do empresário Romeu Zema no Painel Startups; e apresentação de cases de ACEs.

Como eventos paralelos, ocorreram o 1º Encontro Conexão Startups-Federaminas, o 1º Fórum Internacional do Pró-Município, o 1º Hackathon ACEs, o painel Federaminas Mulher, o Almoço Casal 20, a atividade física Esporte é Vida – Vamos Praticar!”, e a Oficina Jurídica com o tema aspectos relevantes na legislação do Simples Nacional e o que muda para 2018.

Finalizando o XX Congresso das ACEs, aconteceu a solenidade “Mérito Empresarial 2017”, com homenagens a mais de 80 empresários do ano indicados por associações comerciais de todas as regiões do Estado. Também foram distinguidos na ocasião o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg), Roberto Simões; a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Medeiros Azevedo Machado; o secretário extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais de Minas Gerais, Wadson Ribeiro; o presidente do Conselho Estadual de Assuntos Tributários da entidade (Ceat), Marcelo Jabour Rios; a Associação Comercial de Nova Lima; e o jornal Diário do Comércio.

Clique aqui para ver as fotos.

Comentários

Mais vistos