REDES

CACB vence competição mundial durante congresso na Austrália

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) venceu a World Chambers Competition, na categoria Best CRSR Project (Melhor Projeto Corporativo de Responsabilidade Social), superando outros três concorrentes e trazendo para o País o prêmio de 3 mil euros. A entidade brasileira apresentou o seu programa de empoderamento da mulher empresária durante o 10th World Chambers Congress – WCC (10º Congresso Mundial de Câmaras), realizado em Sydney, na Austrália, de 17 a 23 de setembro, pela International Chamber of Commerce (ICC) e a World Chambers Federation (WCF).

 

A Federaminas, através do seu presidente Emílio Parolini, integrou a missão brasileira, liderada pelo presidente da CACB, George Teixeira Pinheiro. Trata-se esse evento bienal do fórum empresarial mais expressivo do mundo sob a ótica do fomento aos negócios e da representação empresarial, por reunir empresas e câmaras de comércio – como são chamadas as associações comerciais em outras regiões – de mais de 100 países.

 

A missão teve uma motivação especial que poderá trazer benefícios às micro, pequenas e médias empresas brasileiras.  É que a próxima edição desse importante evento internacional será realizada em 2019 na cidade do Rio de Janeiro, com a co-organização da CACB.

 

O projeto apresentado pela CACB aponta a desigualdade de gênero no Brasil, dando destaque para a pequena quantidade de mulheres que ocupam cargos importantes, seja em empresas ou no Congresso Nacional. Esse cenário levou a confederação a criar em 2002 o Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), com a missão de promover o desenvolvimento e o empoderamento do segmento através do associativismo.