REDES

Acid tem audiência com Ministro para melhorias no aeroporto

O presidente da Associação Comercial Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID), Leonardo Santos Gabriel, em visita a Brasília nesta quinta-feira (1º), apresentou para o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, as demandas de melhorias para o Aeroporto Brigadeiro Cabral, de Divinópolis. Trata-se da instalação da Estação de Prestação de Telecomunicação de Serviços Aeronáuticos (EPTA) no Aeroporto do município.

 

A Acid, acompanhando de perto o aumento do tráfego aéreo em Divinópolis, e entendendo que as novas tecnologias na área da aviação, além de proporcionar segurança, podem dar dinamismo aos negócios e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do município e da região. Para tanto, uma das principais e urgentes necessidades para o Aeroporto Brigadeiro Cabral de Divinópolis é a criação de uma rádio Estação de Prestação de Telecomunicação de Serviços Aeronáuticos (EPTA) junto à elaboração de procedimentos de voos por Instrumentos (IFR).

 

O funcionamento da EPTA é de fundamental importância, pois pode prestar serviços de tráfego aéreo, de meteorologia e de informações aeronáuticas, além de disponibilizar uma rede de auxílios à navegação aérea. O voo por instrumento (IFR) permite operações em dias metereológicos adversos, torna a operação aérea mais segura e possibilita que a operação regular de linhas aéreas expanda para horários noturnos. Com a instalação de uma rádio em Divinópolis, os benefícios sociais e econômicos seriam inúmeros. Com a criação da EPTA é possível a criação de um procedimento para pousos e decolagens por instrumento, que faz com que o nível de segurança operacional aumente consideravelmente, fazendo com que aeronaves consigam pousar com segurança com condições de baixa visibilidade. Isso faria com que o aeroporto aumentasse sua demanda, pois estaria quase sempre disponível para quase todos os tipos de voos. Portanto, a instalação de uma EPTA é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social da cidade e região.

 

Será um grande passo para Divinópolis, pois após a instalação da EPTA, as empresas aéreas terão uma grande flexibilidade de colocar voos noturnos e voos bem cedo, além de ser uma alternativa para os aeroportos da capital de algumas aeronaves. Isso reverte em recursos e arrecadações para o plano de desenvolvimento do aeroporto, que tem futuro promissor se receber melhorias, colocando Divinópolis na rota de empresas aéreas de grande porte.