Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

11ª World Chambers Congress (Congresso Mundial de Câmaras)

25 de julho de 2019 - 14:46

 

11ª World Chambers Congress (Congresso Mundial de Câmaras)

O #11WCC reuniu 1173 representantes de 83 países no Brasil, entre os dias 12 e 14 de junho, e tratou dos desafios do multilateralismo para a construção de um futuro compartilhado entre as nações. O Rio de Janeiro foi palco para autoridades, empresários e representantes de câmaras de comércio de todo o mundo debaterem temas de interesse para o comércio internacional, desde blockchain e e-commerce, passando por mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos e ATA carnet, a cidades inteligentes e mudanças climáticas.

Dentre os destaques, a participação de Arancha González, diretora da International Trade Centre; de Marcos Prado Troyjo, secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia do Brasil; de Alan Wolff, diretor da Organização Mundial do Comércio; de Luis Alfonso de Alba, da Secretaria Geral das Nações Unidas para a Conferência de Mudanças Climáticas 2019; do ex-presidente da Petrobrás e CEO Global da BRF, Pedro Parente; e de Cyril Gutsch, Ceo da Parley for the Oceans, que defende a preservação dos oceanos, entre outros grandes nomes.

Prêmios
Câmaras do Afeganistão, da Áustria e da Turquia foram vencedoras da World Chambers Competition, único programa que reconhece projetos inovadores realizados por câmaras de todo o mundo, e receberam o prêmio de €3.000 cada. Em 2019, a competição recebeu um total de 74 inscrições de 29 países, o segundo maior número de projetos dos 16 anos de história da competição.

Para “Melhor Projeto de Educação e Treinamento”, a Câmara de Comércio da Estíria (Áustria) criou o “Centro de Talentos da Câmara de Comércio da Estíria”, um serviço voltado para a indústria que traça o caminho educacional de escolas de ensino médio com sistemas educacionais duais – que consistem na qualificação conjugada de conhecimentos teóricos, em sala de aula, e práticos, com foco no mercado de trabalho. A iniciativa visa a promover um modo científico, único e revolucionário de apoiar a juventude e seu processo de tomada de decisões relacionadas a seu futuro.

A Câmara de Comércio e Indústria Feminina do Afeganistão (AWCCI) criou o “Unificando nossa voz- Recrutamento e Serviço de Associados”, projeto que oferece um plano para aumentar o recrutamento de associados na comunidade. Vencedora na categoria “Melhor Projeto de Desenvolvimento de MPEs e Empreendedorismo”, a iniciativa visa a treinar mulheres empreendedoras em várias áreas para desenvolver programas de recrutamento com a organização.

A Câmara de Comércio de Gaziantep (Turquia) venceu na categoria “Melhor Projeto Não-Convencional”, desenvolvendo o primeiro serviço de apoio de negócios para refugiados em todo do mundo, o “The Syrian Desk”. A iniciativa tem como objetivo conectar refugiados com empreendimentos sírios, ajudando-os a superar as barreiras de idioma, entre outros tipos de suporte.

A CACB também reconheceu entidades por apoio no desenvolvimento local em seus municípios. As associações comerciais de Joinville, Maringá e Ribeirão Preto receberam a homenagem no primeiro dia do #11WCC, em solenidade no stand da confederação.

Diversão e cultura
A cerimônia de abertura contou com a performance da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Além disso, dois eventos sociais marcaram a programação do #11WCC: o coquetel de boas-vindas, logo após o encerramento da programação do dia 12; e o jantar de gala, dia 14 – quando foram anunciados os vencedores da World Chambers Competition -, com um espetáculo do grupo Ginga Tropical, que levou a diversidade da cultura brasileira para os palcos.

#11WCC

O World Chambers Congress é o maior fórum global do setor e foi realizado pela primeira vez no Brasil. Promovido pela International Chamber of Commerce (ICC) – a maior organização de negócios do mundo, que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores em mais de 100 países – e a ICC World Chambers Federation, em 2019 foi coorganizado em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – instituição que defende os interesses do setor de comércio e serviços nacional.
O próximo WCC

Das belezas naturais do Brasil para a arquitetura moderna dos Emirados Árabes. O 12th World Chambers Congress desembarca, em 2021, no calor de Dubai para falar sobre Câmaras 4.0. O anúncio oficial foi feito na solenidade de encerramento da 11ª edição do evento.

Exposição

A área de exposição contou com 26 stands – internacionais (Qatar, Dubai, Rússia, Ethiopia, Nothern Ireland, Sharjah, Barranquilla, Geneva, AL-Invest 5.0, Internacional Trade Centre, Vcargo, Botsuana, Câmara de Comercio Árabe, Event Bank, Investaureum e ICC) e nacionais (Banco do Brasil, Pitágoras, Sebrae, Alcafoods, Apex-Brasil, Cisbra, Sauer, Lideroll, Visit Rio e CACB).

Encontro Internacional das Mulheres

Durante o Congresso, a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Tânia Rezende, fez contato com várias presidentes de Conselhos e Câmaras da Mulher, tanto estaduais como municipais, para fortalecer o Conselho Nacional. Na oportunidade, a presidente enviou convite do Encontro Internacional das Mulheres, através do presidente Julian Domínguez Rivera, para Câmara Ibero americana. O Encontro Internacional vai acontecer em Araxá, em outubro, durante o XXII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, entre os dias 24 e 27. Outro convite feito foi à Diretora Internacional de Relações do Departamento do Conselho de Câmaras dos Países Árabes, Fatema Khalifa Al Muqarrab. O Conselho da Mulher CPLP (Confederação Empresarial de Comunidades de Países de Língua Portuguesa) também recebeu um convite para o encontro internacional, através do seu presidente Salimo Abdula.

A Presidente da Câmara da Mulher do Afeganistão, Manizha Wafeq, que foi uma das painelistas do evento e a representante da CPLP das mulheres no Brasil e diretora executiva da Band, Monica Monteiro, também receberam convite para o Encontro Internacional e confirmaram presença. O Gerente das Alianzas Internacionales da Guatemala, Moisés Mérida, se comprometeu a levar para o encontro, uma das mulheres mais influentes da Guatemala que é presidente da câmara executiva, a primeira mulher a exercer um cargo de executiva. Aconteceu também reunião de alinhamento com o presidente Emilio Parolini e diretoras do conselho nacional que lá estavam, para a criação de uma pré programação para o Encontro Internacional de Mulheres que vai acontecer durante o XXII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais

Comentários

Mais vistos